UPH de Farol realizou 12 mil atendimentos na primeira quinzena de 2019 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

UPH de Farol realizou 12 mil atendimentos na primeira quinzena de 2019

Foto: Supcom 
Unidade funciona 24 horas por dia. No quadro de profissionais, a emergência conta com três clínicos e um pediatra durante a semana e aos finais de semana, quatro clínicos e um pediatra, além de enfermeiros e técnicos.

Um atendimento de qualidade em uma das principais regiões do município. Assim, a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Farol de São Thomé mantém um serviço qualificado durante todo o ano, com reforço durante o Alô Farol 2019 por causa do aumento do número de veranistas. De 1° a 20 de janeiro deste ano, a UPH realizou aproximadamente 12 mil atendimentos de urgência, emergência e trauma. A unidade atende a população do balneário e também de bairros e distritos da Baixada Campista. 

Moradora do Farol de São Thomé, a técnica de enfermagem Janaína Souza foi uma das pessoas atendidas em janeiro. Ela sofreu um acidente de moto em Goytacazes há dez dias. Após ser atendida no Hospital Ferreira Machado, ela está fazendo o acompanhamento da UPH do Farol. 

— É a segunda vez que venho na UPH e sempre fui muito bem recebida. A equipe é muita atenciosa e os médicos explicam exatamente como vai ser o meu tratamento. Isso ajuda muito nesse momento — conta Janaína. 

A UPH do Farol de São Thomé funciona 24 horas por dia Também há os serviços de odontologia e ortopedia.  Uma vez por semana a unidade recebe um cirurgião, que realiza pequenas cirurgias e faz o acompanhamento em procedimentos maiores. A farmácia está abastecida, assim como a reserva de insumos. 

— O evento está muito organizado, o que dá tranquilidade para se trabalhar. Há muitos atendimentos, mas porque a população do Farol cresce naturalmente no verão. Conseguimos montar uma equipe de saúde muito qualificada e experiente para atender a todos — avalia o vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dante Lucas. 

Números de atendimentos - Com uma população acima dos 20 mil habitantes somente no Farol de São Thomé, os números da UPH são bastante significativos. Em 2018, no total, foram 136 mil atendimentos em diversas áreas, como clínica médica, ortopedia, pediatria, farmácia, entre outras. Em 2017, foi ainda maior: 149.952 mil. Números superiores aos de 2016 (124.410 mil), 2015 (118.572mil) e 2014 (115.150mil). 

— É bom frisar que há um reforço durante o verão, mas que o serviço é mantido durante todo o ano para atender a população. A equipe tem que ser sempre atenciosa com os pacientes para que o tratamento seja o melhor possível — disse Fabiano Ferreira, gerente da UPH de Farol. 
Foto: Supcom 
 
 
 
UPH de Farol oferece atendimento odontológico o ano todo

Com plantões de 24 horas por dia, o setor de odontologia da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) do Farol de São Thomé realizou 300 atendimentos entre os dias 1° e 20 de janeiro, nas primeiras semanas do Alô Farol 2019. Com sete profissionais, a unidade oferece o serviço de atendimento à população durante todo o ano. Em 2018, por exemplo, foram 5.082 mil atendimentos de emergência. 

A UPH mantém uma sala climatizada com insumos e remédios disponíveis para o atendimento. "Recebemos muitos pacientes com problemas dentários na emergência. Por isso, é um serviço essencial e que é muito procurado. Vale lembrar que os dentistas atendem durante todo o ano e não somente no verão", disse Fabiano Ferreira, gerente da UPH do Farol.


Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!