Legislação proíbe corte de cauda e orelha de cães por estética - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 21 de julho de 2013

Legislação proíbe corte de cauda e orelha de cães por estética

Não é de hoje que cães de várias raças são vistos nas ruas com as orelhas e caudas cortadas. Por motivo de estética, alguns donos de Poodles, Pitbulls, Rottweillers, Boxers, Dobermans entre outras raças, tem o costume de amputar os membros de seus cachorros.


Mas, o que poucos sabem é que essa prática está proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV) e sobre risco do profissional que descumprir a norma até perder seu diploma.

Além da conchectomia (para levantar as orelhas) e da caudectomia (amputação do rabo), também estão proibidas a cordectomia (cirurgia que retira as cordas vocais dos animais) e a onicectomia (extração das unhas de gatos).

De acordo o médico veterinário Márcio Duarte, essa lei já existe há dois anos, mas ainda tem pessoas que procuram por esses serviços. “Toda semana vem gente atrás de cirurgias para amputar algum membro de seus cães. Quando chegam aqui eu explico pra eles que essa prática está proibida no Brasil, mas eles acabam procurando por outros locais e profissionais que fazem o serviço. Na maioria das vezes, são veterinários de fora que vem à cidade só para operar os animais”, informou Márcio.

A decisão do CFMV pode salvar muitos cães desta prática de mutilação estética desnecessária que causa dor e problemas de saúde ao animal. Cortar de um cão uma parte de seu corpo como a cauda pode causar, por exemplo, infecções na coluna.

“O rabo, por exemplo, para alguns animais é sinônimo de equilíbrio. Já o corte da orelha, dependendo da raça do cachorro, acaba expondo o pavimento oricular do cão, podendo causar uma série de doenças”, explicou o profissional acrescentando que os Pitbulls costumam ter as orelhas todas cortadas.

A caudectomia será permitida em casos específicos como câncer ou doença grave em que haja necessidade e benefício por parte do animal. A cauda faz parte do corpo do cachorro e cortá-la é uma crueldade, pois retira dele um importante meio de expressão.








Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!