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sábado, 1 de dezembro de 2012

Obras do Superporto do Açu seguem em ritmo acelerado, diz LLX

As obras do Superporto do Açu seguem aceleradas e contam atualmente com cerca de sete mil trabalhadores na construção do empreendimento.
 
 As dragas que atuam na abertura do canal do terminal onshore, TX2, já percorreram 4,8 km de extensão, 300 metros de largura e 12,5 metros de profundidade. O quebra-mar, que permitirá a entrada e saída de navios do canal, já está com 483 metros de extensão (no sentido Norte) e 512 metros (no sentido Sul), de um total de 1.466 metros e 2.363 metros, respectivamente.

Para a construção do quebra-mar serão utilizados 42 blocos de concreto construídos pelo Kugira, maior dique flutuante da Europa que está pela primeira vez no Brasil. Desse total, seis já foram produzidos no Porto do Forno, em Arraial do Cabo, e estão sendo rebocados até o Superporto, onde serão produzidos os 36 blocos restantes. 

Cada bloco possui 66,85 metros de comprimento, 24 metros de largura e 18 metros de altura. A tecnologia utilizada na construção desses blocos, por meio do Kugira, é inédita e pioneira no país. A previsão é que a produção e instalação dos blocos sejam concluídas em 2014. 

Já na área do terminal de minério de ferro do TX1, estão sendo realizados os testes de componentes de máquinas, como motores, redutores e partes móveis diversas dos equipamentos. Até o momento, mais de 60% da montagem das máquinas que farão empilhamento, recuperação e embarque de minério de ferro já foram executadas.

Duas empilhadeiras de minério já estão montadas, cada uma com aproximadamente 500 toneladas e capacidade de empilhamento de 3.400 toneladas por hora. Além disso, cerca de 50% dos transportadores, que totalizam 8,3 km de extensão, já estão instalados no empreendimento. O transporte do minério de ferro que chega ao Superporto do Açu será feito, do pátio de minério até o píer, por meio de correias transportadoras.

Kugira

Já está no Superporto do Açu o maior dique de concreto flutuante da Europa, o Kugira. O equipamento, da empresa espanhola Acciona, está no Brasil pela 1º vez e é responsável pela produção dos blocos de concreto flutuantes que serão utilizados na construção do quebra-mar do TX2. Essa é a primeira vez que este tipo de tecnologia é utilizada no Brasil.

O Kugira estava atracado no Porto do Forno, em Arraial do Cabo, onde produziu seis dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar do TX2. No Superporto do Açu, ele irá construir, a partir do 1º trimestre de 2013, os 36 blocos restantes.

Com 74 metros de comprimento, 49 metros de largura e 58 metros de altura, incluídas as torres metálicas, o Kugira fabrica peças de até 33,5 mil toneladas.

Para operação do equipamento são necessárias cerca de 300 pessoas.











Ururau / Ascom