Com a nova atualização, os dados referentes ao período da 1ª até a 17ª Semana Epidemiológica de 2024, que compreende os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, contabiliza 10.012 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico.
O cenário epidemiológico para dengue e outros agravos em decorrência de infecção proveniente da picada do mosquito Aedes aegypti é monitorado pela SUBVS diariamente. Das notificações recebidas até o momento, a distribuição mensal para dengue ficou assim: janeiro 862; fevereiro 3.062; março 3.782 e, abril 5.306. Para chikungunya: janeiro 47, fevereiro 66, março 147 e abril com 156.
A chikungunya é uma doença que apesar de não ter uma evolução grave como a dengue, muitas vezes com choque, baixa pressão e sangramento, ela traz repercussões de alta morbidade podendo evoluir para lesão cerebral, encefalite e artrite, inclusive podendo em alguns casos levar sequelas subagudas e infecções crônicas.
O município está em epidemia por dengue desde o dia 1º de março, quando foi criado o Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses. A próxima reunião do Gabinete será realizada no dia 8 de maio, ocasião em que serão debatidas as ações de enfrentamento à dengue e a chikungunya. Outro assunto a ser tratado será a vacinação contra a dengue, que o município espera receber em breve.
Farol de São Thomé
Na praia do Farol de São Thomé, muitos moradores reclamam devido a infestação de mosquitos nas residências, após as chuvas, e dos casos de dengue na localidade. A população cobra para que o CCZ providencie mais vezes o carro fumacê.
O CCZ incluiu a praia campista na programação semanal do itinerário do carro fumacê, na quarta-feira dia 10 e quinta, dia 11 de abril. Sobre a infestação de mosquitos, o Portal do Farol entrou em contato com o Centro de Controle e Zoonose, no dia 13 de abril, mostrando algumas fotos que os moradores nos enviaram com suas paredes infestadas em suas residências, e o órgão informou que trata-se do mosquito culex. Veja a resposta abaixo:
Fonte: PMCG / Redação
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!