MPF recomenda que prefeitura de Quissamã proteja Jurubatiba - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MPF recomenda que prefeitura de Quissamã proteja Jurubatiba

O Ministério Público Federal (MPF) em Campos dos Goytacazes enviou uma recomendação ao município de Quissamã (RJ) para assegurar a devida proteção ambiental no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, área que constitui Unidade de Conservação.

A prefeitura deverá providenciar a demolição de todas as construções irregulares no local e a inclusão de eventuais moradores das referidas construções em programas de habitação popular.

De acordo com a recomendação, expedida pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, em 2010 foi instaurado um inquérito civil público para apurar a responsabilidade civil por dano ao meio ambiente decorrente de desmatamento, sem autorização dos órgãos ambientais competentes, no entorno do Parque Nacional da Restinga de Juratiba. O MPF requer que o município realize ações imediatas para o processo de recomposição da área.

Neste ano, o MPF em conjunto com Ibama/ESREG Campos dos Goytacazes e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, elaborou uma Nota Técnica na qual constam informações de continuidade de obras em loteamento já embargado, no balneário do Visgueiro, no município de Quissamã.

O MPF pede ainda que a prefeitura providencie a retirada de todo o material de saibro, areia misturada com argila, apontado na Nota Técnica.












 Ururau