Sustentabilidade rural no entorno do Açu discutida por lideranças regionais - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 26 de maio de 2012

Sustentabilidade rural no entorno do Açu discutida por lideranças regionais

O Programa Rio Rural foi destaque em reunião com representantes da LLX, empresa logística do Grupo EBX que está construindo o Porto do Açu, em São João da Barra, e lideranças governamentais, intelectuais e comunitárias dos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
 
No evento, que aconteceu nesta sexta-feira (25) na sede da Fundenor (Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional), em Campos dos Goytacazes, o subsecretário estadual Alberto Mofati, disse que o Rio Rural foi um marco na atuação da secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapec). Para Mofati, é necessário que o setor esteja preparado para receber os novos empreendimentos, considerando não só as oportunidades que eles trazem, como os aspectos relacionados á sustentabilidade, que vem orientando as ações do programa.

“É muito importante que a gente discuta e se prepare para empreendimentos como o complexo do Açu, que vai mudar a ótica das nossas empresas, da nossa agricultura, de nossas vidas, de toda a atual cadeia de produção da região”, disse o subsecretário para uma plateia de aproximadamente 60 pessoas, que lotaram o auditório da Fundenor.

O subsecretário apresentou os projetos da Seapec, que estão sendo desenvolvidos em todo o estado e que têm como foco a produção sustentável. Representante do Instituto Bioatlântica, Marco Antônio Marinho falou sobre a atuação da ONG especializada em gestão integrada do Território, trabalho realizado em parceria com o Grupo EBX. Ele apresentou os projetos em desenvolvimento, para que as cidades se adaptem às demandas e impactos do empreendimento portuário.

Participaram ainda representantes da Emater-Rio, da Pesagro-Rio, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de cooperativas de agricultores e de produtores de cana-de-açúcar, entre outros.




Campos 24 Horas