IPI reduzido triplica venda de veículos - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 26 de maio de 2012

IPI reduzido triplica venda de veículos

O governo reduziu, na última terça-feira, o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a indústria automotiva e os custos dos bancos para concessão de créditos para compra de carros.
 
A intenção do governo é incentivar o consumo como forma de manter o crescimento da economia. Em Campos a redução já começou a fazer efei-to com uma grande expectativa de vendas por próximos dias.

Pelas novas regras, o IPI para a aquisição de automóveis, as empresas que estão instaladas no Brasil terão seu IPI para carros de até mil cilindradas (1.0) será reduzido de 7% para zero até o fim de agosto deste ano. Para veículos de mil cilindradas (1.0) a duas mil cilindradas (2.0), a alíquota para carros a álcool e “flex” (álcool e gasolina), para empresas instaladas no Brasil, será reduzida de 11% para 5,5%. 

Para os carros importados, a alíquota será reduzida de 41% para 35,5%. Já para carros a gasolina de mil a duas mil cilindradas, o IPI cairá de 13% para 6,5% para carros produzidos no Brasil e de 43% para 36,5% para veículos de fora do Mercosul e México. No caso dos utilitários, a alíquota será reduzida de 4% para 1% (empresas instaladas no país) e, para carros importados, cairá de 34% para 31%.

A Peugeot absorveu o custo da nova alíquota do IPI para as linhas 207 e 408 e amplia vantagens ao consumidor. Com isso, a gama 207 passa a ser ofe-recida a partir de R$ 29.990, enquanto o sedã médio 408 parte de R$ 53.500. Para os demais veículos da gama a Marca praticará, além das novas alíquotas determinadas pelo Governo, um desconto que varia entre 1% e 1,5% sobre o preço público final.

A Bracon em Campos já começou a colher bons frutos. Segundo o diretor José Francisco Rodrigues somente na manhã de ontem foram vendidos oito veículos, triplicando o número de veículos vendidos num dia normal. Ele informou que a expectativa de vendas será maior se comparando com a redução do IPI em 2008. “O consumidor será o mais beneficiado com essa redução e para nós a expectativa é de excelentes vendas”.

O taxista José Roberto Pinheiro, 63 anos, esteve na concessionária para orientar o filho na compra do primeiro carro zero. “Apesar de já planejarmos a compra a hora é essa. Vamos aproveitar os descontos e as facilidades que estão surgindo”, disse ele. 

As montadoras estrangeiras como a Mitsubishi, Nissan, Kia Motors, Peugeot, Renault, Honda, Citroen e Toyota terão que se adequar as condições do mer-cado. A Kia que havia aumentados os preços de 5% a 7% teve que reduzir os preços dos veículos com motores entre 1.0 e 2.0 entre 6% e 9%.





Folha da Manhã