Ticker

6/recent/ticker-posts

Workshop reúne empresas em torno do Complexo Farol-Barra do Furado

 Representantes de dezenas de empresas participam, nesta terça-feira (7), do Workshop “Cadeia de Suprimentos na Reciclagem de Embarcações”. Promovido pela BR Offshore, com apoio institucional da Prefeitura de Campos, o evento tem como objetivos principais apresentar as oportunidades de negócio do futuro Complexo Logístico Industrial Farol-Barra do Furado, que terá foco no descomissionamento (desativação) de embarcações, e aproximar fornecedores locais do empreendimento, cujas obras têm início previsto para este ano.

O evento acontece no Campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), com palestras de especialistas. Representando o prefeito Frederico Paes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves, destacou que o Complexo se apresenta como um dos mais importantes vetores de crescimento para a região. Segundo ele, um de seus principais diferenciais é sua localização, próxima a importantes áreas de exploração de petróleo e gás, o que amplia ainda mais as oportunidades para as empresas ligadas à cadeia offshore, à indústria naval, à logística portuária e aos serviços especializados.

As obras do empreendimento têm previsão de início ainda este ano, na foz do Canal das Flechas, entre os municípios de Campos e Quissamã. Estima-se que, na etapa de construção, sejam gerados 700 empregos diretos e 1.400 indiretos. Ao longo da operação, o complexo beneficiará uma enorme cadeia produtiva, movimentando a economia regional.


 Foto: Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Divulgação

“É com grande satisfação que falo sobre esse projeto, que representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico do Norte Fluminense. Vivemos um momento em que as regiões que conseguem integrar infraestrutura, logística, inovação e sustentabilidade tornam-se mais competitivas, atraindo investimentos, gerando empregos e promovendo desenvolvimento com qualidade de vida”, disse Marcelo.

Após quase duas décadas de interrupção, o Complexo Logístico Industrial Farol-Barra do Furado teve a pedra fundamental de sua nova etapa lançada no dia 21 de março deste ano. Ao contrário do projeto anterior, o empreendimento será integralmente financiado pela empresa privada BR Offshore, a um custo estimado em R$ 950 milhões. Com o início das obras, a previsão é que sejam gerados cerca de 700 empregos diretos e 1.400 indiretos.

Segundo o presidente da BR Offshore, Ricardo Vianna, o empreendimento abre uma grande oportunidade para que as empresas da região façam ou forneçam serviços para instalações de reciclagem. “Nós acreditamos que o Brasil tem uma condição bastante diferenciada. O Rio de Janeiro é um local bastante propício, e acreditamos que isso poderá gerar um impulso bastante significativo na região, criando novos empregos, gerando renda e ajudando a reciclagem de embarcações que hoje estão sendo exportadas. É uma iniciativa bastante importante para o Norte Fluminense”.

Um dos palestrantes do workshop, o professor Newton Narciso Pereira, do Centro de Estudos para Sistemas Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense (CESS-UFF), apresentou as perspectivas do mercado de reciclagem de embarcações no Brasil e no mundo. Segundo ele, há uma alta demanda por reciclagem de embarcações e de serviços associados, o que coloca o Complexo Logístico Industrial Farol-Barra do Furado na rota de grandes negócios. Newton lançou uma reflexão: em quanto tempo sua empresa conseguiria iniciar um contrato de grande porte? O professor destacou a importância de os empresários buscarem se qualificar o quanto antes.

Edson Luiz Valverde Castilho Filho, da Petrobras, apresentou os investimentos que a companhia fará em descomissionamento offshore. No horizonte 2026-2030, está prevista a remoção de 18 plataformas que atuam em poços cuja vida útil terá chegado ao fim. Os investimentos previstos no descomissionamento serão de 9,7 bilhões de dólares. Para além de 2031, esta lista sobe para mais de 50 plataformas.

O workshop também tem apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Sebrae e Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic).

Lideranças elogiam workshop sobre Complexo Logístico Farol-Barra do Furado

 Foto: César Ferreira

“Um complexo logístico é sempre importante para qualquer região. No Norte Fluminense, ele é importante porque vem ao encontro da necessidade de fornecedores, principalmente de terceira e quarta camadas”, observa Mauro Destri, da Destri Energy. Segundo ele, empresas de primeira e segunda camadas, como as que trabalham com embarcações de apoio, sondas, cimentação e perfuração, tendem a se instalar na Barra do Furado. “No entorno dessas empresas é que se gera toda essa economia circular que a gente espera – as empresas que vendem sobressalentes, peças, hotelaria, serviços de segurança patrimonial e muitas outras”.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Maurício Cabral, a realização de um workshop reunindo empresários para falar sobre as oportunidades do Complexo Logístico Industrial Farol-Barra do Furado sinaliza que os investimentos realmente estão perto de começar. “Este momento é oportuno porque mostra não só para Campos, mas para o estado do Rio, para todo o Brasil e para o cenário internacional, a importância da nossa região, sobressaindo agora nessa importante cadeia offshore dos investimentos que vão acontecer”.

Segundo o secretário municipal de Qualificação e Emprego, Vinícius Madureira, a capacitação de trabalhadores para o novo empreendimento será um dos focos principais da Prefeitura de Campos. “Estamos atentos a esta grande oportunidade que surge na nossa região. Vamos fazer garantir que o campista seja qualificado e consiga entrar nesse importante mercado de trabalho para os nossos próximos anos”.

Para o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, é imprescindível que as empresas locais também estejam preparadas. “O Sebrae é parceiro dessa iniciativa e vai estar lado a lado para fazer com que essas empresas possam estar preparadas para este mercado. Elas vão ter que qualificação, certificações e uma gestão de planejamento do seu negócio muito forte para que consigam absorver essas demandas e gerar novos mercados no seu segmento de atuação”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves, considera o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado singular quando o assunto é o desenvolvimento do Norte Fluminense. “Alinhados ao Porto do Açu, vamos colocar Campos, Quissamã e toda a região no eixo industrial do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Esta é a orientação do prefeito Frederico Paes, que não medirá esforços para apoiar a construção e operação do complexo”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso, concorda com Marcelo. “O empreendimento insere a região efetivamente na economia do petróleo, já que hoje os municípios recebem apenas as compensações (royalties e participações especiais), por não haver atividades nos seus territórios. Isso pode criar um eixo muito interessante Macaé-Quissamã-Açu, promovendo um enorme desenvolvimento na nossa região”, comenta.


Secom PMCG

Postar um comentário

0 Comentários