Ticker

6/recent/ticker-posts

Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com biocombustível

Divulgação

 O Porto do Açu e a Van Oord, empresa holandesa especializada em obras marítimas responsável pela dragagem de manutenção do complexo portuário, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria para colaboração em diversas iniciativas sustentáveis, incluindo a utilização de biocombustível na dragagem dos canais de acesso.

A expectativa é que, a partir de 2026, as operações já sejam abastecidas com o combustível renovável HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), conhecido como diesel verde, em uma iniciativa inédita no país.

“A parceria reforça nosso compromisso de liderar a transição energética no setor portuário brasileiro, com a adoção de soluções que preparem o país para novos padrões ambientais. Estamos contribuindo com os esforços globais de redução das emissões de carbono e promoção da energia sustentável”, afirma Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária e Serviços do Porto do Açu.

As dragas da Van Oord já atuam na manutenção dos canais do Porto, e a nova etapa prevê que os motores passem a operar com biocombustível. A medida irá reduzir as emissões de carbono e contribuir para os objetivos de descarbonização de ambos.

Essa ação fortalece as operações da Van Oord no Brasil e demonstra o potencial dos combustíveis renováveis na redução das emissões nas atividades marítimas, contribuindo para o avanço da descarbonização no setor portuário”, afirma Tim Helbo, Diretor Américas da Van Oord.

O Porto do Açu é o maior complexo industrial portuário privado da América Latina, reunindo operadores e fornecedores de serviços marítimos e portuários, e se posiciona como um hub para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono.

Sobre o Porto do Açu

Localizado no norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria privado de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional.

Atualmente, 30 empresas já estão instaladas no complexo, incluindo clientes e parceiros de classe mundial. Com operações consolidadas em minério, petróleo e gás natural, o Açu acelera sua industrialização com foco em projetos de baixo carbono, reafirmando sua posição como o porto da transição energética no Brasil.


Ascom Danthi

Postar um comentário

0 Comentários