A equipe do Programa de Assistência aos Assentados e Quilombolas (PAAQ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação de saúde na localidade do Terminal Pesqueiro, na praia Farol de São Thomé. A iniciativa aconteceu na última quinta-feira (12), nas dependências da Escola Municipal Apic, e contou com o apoio de profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família, da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Lagamar.
O trabalho teve início com a busca ativa realizada pela equipe de ESF, que mapeou moradores com maior dificuldade de locomoção. A partir desse levantamento, foram ofertados atendimentos médicos, vacinação, atendimento odontológico, coleta de preventivo, realização de testes rápidos e dispensação de medicamentos.
“Estamos em um período de grande movimentação no Farol de São Thomé. No entanto, fora da alta temporada, a praia permanece como território de comunidades tradicionais, como pescadores e ribeirinhos, que vivem e constroem sua história nesse espaço ao longo de todo o ano. Essas comunidades necessitam de visibilidade e assistência contínua, e é esse o compromisso que o PAAQ vem fortalecendo, especialmente agora em parceria com a UBSF de Lagamar. A ação foi extremamente proveitosa, com diversos cartões vacinais atualizados, exames preventivos realizados e demandas reprimidas atendidas, garantindo maior acesso aos serviços de saúde para a população local”, destacou a coordenadora do PAAQ, Esthefany Francisco.
A médica da UBSF Lagamar, Karem Mayara Kasula Silva, frisou a importância de integrar a saúde de comunidades tradicionais na Estratégia Saúde da Família, a fim de garantir o acesso aos direitos da população. “Realizamos o primeiro atendimento no Terminal Pesqueiro, em parceria com o PAAQ. Nosso objetivo é proporcionar um atendimento mais integral e, em linha com o princípio da equidade, indo até os pacientes, em vez de esperar que eles nos procurem”.
Priscila Rangel Alves Manhães, que é Agente Comunitária de Saúde (ACS) na unidade, disse que a ação de busca ativa de pacientes em locais distantes da UBSF é crucial para levar saúde a essas comunidades. “Atuo nesta região há 14 anos. Trata-se de uma comunidade ribeirinha, mais distante, que apresenta suas próprias dificuldades e particularidades. Nosso trabalho é sempre direcionado à integração de toda a comunidade. Hoje, aqui, oferecemos atendimento médico e vacinação, realizando a busca ativa das famílias que apresentavam essa necessidade”, concluiu.
Secom PMCG

0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!