A Igreja de Santo Amaro, na Baixada Campista, será elevada à Paroquia Santuário em missa presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco, no dia 09 de dezembro, às 19h. Tomará posse o Padre Renan José Valentin, já em missão na comunidade.
A Igreja é um dos legados e testemunhos dos monges beneditinos presentes na região desde 1648.
Preparação para receber peregrinos de todo o Brasil na festa do padroeiro
Na tarde da última quinta-feira (6), foi realizada uma visita técnica ao Santuário de Santo Amaro, na Baixada Campista, em preparação para a 293ª edição da tradicional Festa de Santo Amaro, que acontecerá em janeiro de 2026.
O encontro reuniu o reitor do Santuário, padre Renan Valentim, e sua equipe de colaboradores, além de representantes das secretarias municipais de Turismo, Governo, Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e Postura.
Durante a visita, foram discutidos aspectos relacionados à infraestrutura, logística, acessibilidade, segurança, limpeza e à programação religiosa e cultural. O objetivo foi antecipar o planejamento e alinhar as ações de cada setor, promovendo integração entre os órgãos municipais e a administração do Santuário.
Fé e Devoção
Os fieis refazem o caminho de fé iniciado pelos Monges Beneditinos, que construíram a igreja em 1733, sendo ampliada com o aumento de devotos. A atual edificação foi concluída em 1857, após intervenções na arquitetura e com a construção do Centro Pastoral.
A devoção a Santo Amaro se tornou uma grande esperança nos momentos difíceis e, essa esperança se traduz no sacrifício de caminhar a pé desde o centro urbano até a igreja que fica na Baixada Campista. Pelo caminho, muitas histórias partilhadas e muito a agradecer.
Uma nova visita técnica do poder público está prevista para as próximas semanas, quando serão definidos o cronograma de execução e as medidas operacionais que vão orientar a realização da festa em 2026.
Ascom Diocese / PMCG

0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!