Ticker

6/recent/ticker-posts

Avanço com as obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores

 

Foto: César Ferreira

As obras do programa Bairro Legal realizadas na Vila dos Pescadores, em Farol de São Thomé, estão em estágio avançado e já mudam o aspecto das ruas. As obras representam a realização de um sonho dos moradores que há décadas sofriam com a falta de saneamento.

As fossas que transbordavam em dias de chuvas, o lamaçal nas ruas e as águas que invadiam as casas nos dias de chuvas intensas, de acordo com a Prefeitura, já são coisas do passado para as pessoas que moram nos trechos da localidade onde as galerias das redes de coleta de águas pluviais e de esgoto já foram concluídas.

Além das galerias, também são construídas elevatórias para bombeamento tanto das águas quanto do esgoto sanitário. Após a conclusão das obras de infraestrutura, realizadas debaixo das ruas, segue a construção da base das vias com materiais de compactação e pavimentação e ainda a construção de calçadas com sarjetas integradas e espaço para o plantio de mudas de arbustos.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro, informa que o projeto do Bairro Legal da Vila dos Pescadores é complexo em virtude das peculiaridades do local.

“É importante ressaltar que o projeto elaborado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura tem um diferencial por causa de característica específica do local. Toda extensão das ruas e ruelas estão situadas numa área alagadiça, com o nível do lençol freático muito baixo. O nível do lençol freático (volume de água no subsolo) varia de acordo com o nível da maré e da laguna ao lado da Vila dos Pescadores. Por isso, elaborar o projeto para ali não foi tarefa fácil e demandou muitos levantamentos topográficos e outros estudos técnicos para viabilizar a execução e mudar a realidade da comunidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores”, destacou Fabrício.

Em abril de 2023, quando a ordem de serviço foi assinada, o secretário, na época, informou que o projeto do programa Bairro Legal para Vila dos Pescadores foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Turismo e pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, cuja execução foi aprovada pelo Governo do Estado, que participa com o ônus da execução da obra com investimento na ordem de R$ 38 milhões.


Secom

Postar um comentário

0 Comentários