Ticker

6/recent/ticker-posts

Lixos jogados deliberadamente na orla do Farol; Sujeito a multas!

 Quem for flagrado, está sujeito à multa de até 10 salários mínimos
Divulgação

A falta de educação com o meio ambiente vem se tornando um problema na praia do Farol  de São Thomé, que sofre com lixos e entulhos jogados em sua orla. No Lagamar, por exemplo, entulhos são deixados à beira mar, a própria sorte, assim como também na localidade do Xexé. 

Entre Vila do Sol e Xexé, na área do Pelag - Parque Estadual da Lagoa do Açu, entulhos de todo tipo, como louças de banheiro, sofá, colchões, lixos domésticos, restos de construção, entre outros, são deixados no local, contribuindo, também, para a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya.

Paralelo a esse problema, a falta de um PEVE's, na praia campista, contribui para o descaso. Atualmente, o município de Campos conta com sete Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (PEVEs), todos na cidade, há 50 quilômetros.

Serviço de Limpeza

No Farol, apesar da coleta de lixo durante a semana, é observado que assim que o entulho ou lixos comuns são recolhidos, a orla é suja novamente, com novos despejos. A secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, considera um desafio e constata a necessidade de conscientização.

Também subsecretária de Limpeza Pública, Praças e Jardins, de modo geral, Simone acha necessária a conscientização da sociedade sobre a importância sanitária e social da destinação correta do lixo para a manutenção das cidades limpas.

Segundo Simone, há equipes atuando, durante o dia e a noite, tanto na coleta de lixo como na limpeza dos pontos críticos, para não serem transformados em lixões. No entanto, a secretária destaca que, assim que o entulho é recolhido, os terrenos são sujos novamente, com novos despejos: “A secretaria mantém um cronograma dos serviços de varrição de vias, capina, lavagem de praças e rodoviárias, além da coleta de lixo e recolhimento de entulhos nos bairros, localidades e distritos de todo o município, o maior em extensão do estado do Rio de Janeiro”, disse a secretária.

Como denunciar

A população também pode colaborar e denunciar aquelas pessoas que estejam fazendo despejo irregular de entulhos em terrenos baldios ou pela orla, pela Central de Atendimentos, através do número (22) 98168-3645. Na denúncia sempre é solicitado fotos e endereço completo. Quem for flagrado, está sujeito à multa de até 10 salários mínimos.

A limpeza pública, recebe as manifestações na Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, pelo telefone de Coleta Seletiva: (22) 98142-0194; Descarte Irregular de Entulho: (22) 98142-0194, de segunda a sexta, das 9h às 17h.




Redação com informações de O DIA - 19/09/2024

Postar um comentário

0 Comentários