Santuário de Santo Amaro recebe integrantes da Cavalhada em Missa de Ação de Graças - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Santuário de Santo Amaro recebe integrantes da Cavalhada em Missa de Ação de Graças

Integrantes da Cavalhada serão recebidos pelo Pe. Liomar Santos. Sacerdote vai abençoar cavaleiros, familiares e equipe de coordenação. 

Foto: Tarcísio Nascimento - Secom

 Na próxima segunda-feira (27), às 19h, integrantes da Cavalhada de Santo Amaro, uma tradição de quase três séculos que acontece no Distrito de Santo Amaro, na baixada campista, serão recebidos para uma missa em ação de graças no Santuário da localidade onde receberão as bênçãos do Reitor, Pe Liomar dos Santos. Os componentes da tradicional cavalhada que acontece anualmente, no dia 15 de janeiro, participarão da celebração eucarística com familiares e a Comissão Organizadora. Um momento de confraternização e já preparando para o espetáculo que atrai turistas de vários Estados brasileiros.


A tradição que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses se mantém viva na cidade, resistente como em poucas cidades do país.


Uma alegria para Miguel Henriques que desde a juventude participa do espetáculo que une fé e tradição. Por mais de 50 anos Miguel ajudou a preservar a tradição na comunidade, e hoje, já aposentado, se alegra de ter o filho e o neto mantendo o legado da família. 

Minha alegria foi passar à meu filho, Wellington Luís, o meu lugar de capitão na cavalhada, e ver meu neto que também participa mantendo essa tradição. – disse Miguel.


Ano após ano, 12 cavalheiros vestidos de azul se posicionam em confronto a outros 12 cavalheiros de vermelho e revivem uma batalha por território. A encenação foi trazida ao município pelos monges beneditinos e segue as mesmas características.

A dramatização da batalha é referência à reconquista de território na península Ibérica pelos cristãos, vestidos de azul, após 800 anos de dominação moura, representados pelas vestes vermelhas .


Para os campistas, a Cavalhada faz referências mais íntimas e reforça a história afetiva de cada um junto ao distrito de Santo Amaro. 







Com informações de Ricardo Gomes – Diocese de Campos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!