Prefeito anuncia construção de CRAS no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Prefeito anuncia construção de CRAS no Farol

 

O Prefeito Wladimir Garotinho e o Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, estiveram no CRAS Goitacazes, na tarde desta quinta-feira (02), e prestaram esclarecimentos sobre o novo Programa de Transferência de Renda, o Cartão Goitacá.


Ele falou sobre as ações que a Prefeitura vem realizando em favor das famílias na situação de extrema pobreza e anunciou que vai construir uma unidade do CRAS na Praia do Farol de São Thomé, conforme projeto já encaminhado à Caixa Econômica Federal (CEF), aguardando liberação dos recursos para a construção.


A praia campista, apesar de um grande número de famílias carentes que necessitam do atendimento do Centro de Referência da Assistência Social, não possui esse serviço na localidade, que por vezes, recebe o CRAS itinerante de Goitacazes para prestar atendimento esporádico nos altos da rodoviária, onde atende um número bem limitado de pessoas. A construção do CRAS no Farol é uma urgência aclamada pela população local.


Cartão Goitacá


A Prefeitura de Campos atingiu a marca de 1.079 famílias atendidas com o novo Programa Municipal de Transferência de Renda, lançado no dia 31 de maio, que até o final deste ano poderá contemplar 10 mil famílias. 


''Nós, como gestores, ao criar este Programa e disponibilizar esse Cartão para assegurar o direito à alimentação, estamos cumprindo um dos deveres da Prefeitura, que é fazer valer a Constituição ao cuidar das pessoas nas suas necessidades básicas para sobrevivência. Infelizmente, a Prefeitura não tem recursos para fazer tudo o que a população precisa e merece, mas definimos prioridades e a fome é uma delas”, destacou o Prefeito, que lembrou de outras ações sociais já desenvolvidas na atual gestão. ''Temos uma população imensa que precisa de apoio do poder público e estamos trabalhando firmes com a competente equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Em parceria com o governador Cláudio Castro, reabrimos o Restaurante do Povo, que é inserido no Progama RJ Alimentos e serve 1.500 refeições/dia e ajuda muita gente; implantamos o Programa Mãe Coruja, que entrega enxovais completos para os bebês das mães em situação de vulnerabilidade”, concluiu.


O Secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, falou do esforço das equipes para remontar os Programas Sociais. “Estamos remontando a rede de proteção social que, além dos programas que atendem a grande massa da população que está na ponta sofrendo com a falta de emprego potencializado pela pandemia, cuidamos de reestruturar equipamentos de proteção social como o CetroPop; a Casa de Passagem e ainda os muitos convênios com as entidades assistenciais da nossa cidade. Como o Prefeito tem dito, não temos condições de fazer, tudo porque os recursos não alcançam as demandas, mas vamos avançando com muito esforço e boa vontade de realizar”, declarou Rodrigo Carvalho.


O Cartão Goitacá foi lançado na noite de terça-feira (31/05). Serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.


Os beneficiários são acompanhados pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).


E, ainda, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.






Fonte: Prefeitura de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!