Começou a temporada de pinguins na costa brasileira; Saiba o que fazer ao avistá-los! - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Começou a temporada de pinguins na costa brasileira; Saiba o que fazer ao avistá-los!

 Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, acione a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ).

Agência Petrobrás

O Brasil já começou a receber os primeiros pinguins da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), oriundos das Ilhas Malvinas, da Argentina e do Chile que anualmente migram para a costa brasileira, em temporada que tende a se estender de junho a outubro. O pico da temporada ocorre, normalmente, entre julho e agosto.


Os pinguins vêm, em geral, das colônias de reprodução na Argentina, em águas mais frias e, nesta época do ano, começam a se espalhar em busca de alimento. E parte da população acaba chegando aqui, no Brasil.


Em Niterói, nesta terça-feira (14/06), um grupo de canoagem foi surpreendido por um pequeno pinguim-de-Magalhães, que foi visto na Praia de Charitas logo cedo, por volta das 6h.


Os pinguins-de-magalhães costumam fazer colônias na América do Sul, principalmente na costa da Patagônia, onde tem as maiores colônias, e se espalham no Atlântico Sul. Essa espécie não vive no gelo, como o pinguim imperador e o pinguim real, se alimenta de lulas e pequenos peixes e vive entre 5 e 10 anos.


Na praia do Farol de São Thomé, em 2020, nos meses de julho e outubro,  dois pinguins apareceram no primeiro píer, à beira-mar, e um filhote apareceu no centro do Farol, onde foi resgatado pela Polícia Militar local, que em seguida, encaminhou a ave ao Instituto Estadual do Ambiente - INEA. Leia AQUI e AQUI

Debilidade


Os animais que chegam à costa brasileira vêm debilitados, em sua grande maioria, ou mortos, até porque o canal de distribuição deles é mais a Argentina e o Uruguai. 


Antes de serem devolvidos ao mar, os animais recebem um microchip que é implantado embaixo da pele, entre as omoplatas, nas costas. Esse microchip permite o acompanhamento e reconhecimento dos animais, caso reapareçam no litoral brasileiro.


 Programa de Monitoramento de Praias


Estruturado e executado pela Petrobras para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, o PMP é o maior programa de monitoramento de praias do mundo, com fiscalização pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), abrangendo, em nossa Região, 750 km do litoral entre o Município de Conceição da Barra/ES até Saquarema/RJ. 


O Programa de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e do Espírito Santo é executado pela empresa CTA – Serviços em Meio Ambiente responsável pelo monitoramento, resgate, reabilitação, soltura e necropsia de animais marinhos, que pode ser acionado nestes casos.


Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, acione a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES), 0800 026 2828 (RJ), ou ainda os celulares,  (27) 99832-3276 e (27) 99521-6977. Os PMPs trabalham em parceria com diversas organizações científicas e com as comunidades locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!