Aeronave faz pouso de emergência na plataforma P-51 durante voo à Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 22 de maio de 2022

Aeronave faz pouso de emergência na plataforma P-51 durante voo à Farol de São Thomé

Divulgação | Reprodução

Um helicóptero da Omni Táxi Aéreo precisou fazer um pouso de emergência depois de decolar da plataforma P-51, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, a 150 km da costa de Macaé, neste sábado (21), por problemas técnicos em um voo com destino ao heliporto São Thomé (SBFS), no Farol. 


A aeronave, que levava trabalhadores para a troca de turma, chegou a sair da unidade marítima e decolar, mas ficou poucos minutos no ar.


Por problemas no motor, que foram confirmados pela Omni, a aeronave precisou retornar ao heliponto de origem, por volta das 7h50. Segundo o relato de funcionários da P-51, durante o voo, os motores da aeronave começaram a fazer um ‘barulho diferente’. 


Ainda conforme os relatos, antes do pouso de emergência, a cerca de 5 metros de altura do helideck, a aeronave teria se chocado com o heliponto, chegando a perder algumas de suas ferramentas.


Os tripulantes saíram andando da aeronave e seguem na unidade aguardando um novo voo. Ninguém se feriu. Em nota, a Omni Táxi Aéreo informou que o helicóptero apresentou uma intercorrência no motor #2 no momento da decolagem para a troca de turma da unidade marítima, fazendo com que o piloto cancelasse a mesma. Segundo a empresa, a aeronave pousou normalmente e cortou motores a seguir para verificar o ocorrido.

.

“Foi enviado um inspetor de manutenção para avaliação do motor e este confirmou a necessidade de troca do mesmo. A Omni Táxi Aéreo informa que preza pela segurança e transparência, afirmando que não houve acidente e riscos para passageiros e tripulação. Seguimos com a operação de retirada da aeronave da unidade marítima para as intervenções de manutenção o mais breve possível”, disse o documento.

.

Já a Petrobras, responsável pela unidade marítima, comunicou o caso como incidente e afirmou que não houve nenhum impacto nas operações da plataforma. A Petrobras afirmou ainda que está junto com a Omni tomando as devidas providências para realizar a manutenção do helicóptero. A aeronave do modelo S-92, registro PR-OHE, segue no local até que seja liberada. O helicóptero é um dos mais utilizados da frota da Omni Táxi Aéreo  para o apoio das operações de contratos de fretamento offshore.


Sindicato confirma acidente


O Sindipetro-NF trata o caso como acidente e informou que solicitou participação na Comissão de Investigação do ocorrido. "A presença de uma aeronave no heliponto significa que o mesmo está inoperante, ficando assim a unidade sem a possibilidade de resgate rápido para emergência, preconizado pela NR37. Portanto, a unidade deve parar a produção e qualquer serviço que não seja emergencial para a manutenção da habitabilidade da unidade" - disse Alexandre Vieira, diretor do Sindipetro- NF.












Clique Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!