Vem Passarinhar registra 110 espécies de aves no Pelag e na Caruara - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Vem Passarinhar registra 110 espécies de aves no Pelag e na Caruara

 Parque Estadual da Lagoa do Açu recebeu a segunda edição do evento em 2022

Foto: Inea

No penúltimo fim de semana (15, 16 e 17/4), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu a segunda edição de 2022 do programa Vem Passarinhar RJ. A sede do Parque Estadual da Lagoa do Açu e a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Caruara receberam 24 participantes, que registraram 110 espécies de aves.


A iniciativa tem como objetivo conscientizar, ambientalmente, a população através da observação de aves nas unidades de conservação administradas pelo instituto, além de estimular uma vida mais saudável a partir do contato com a natureza. “Esta é a quinta edição do evento no PELAG, o que atesta seu sucesso. Mais uma vez tivemos um grande número de espécies registradas, contribuindo positivamente para o conhecimento científico de todo o estado”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.


Como abertura do programa, os participantes desfrutaram de um dia de observação na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara, em São João da Barra, onde puderam avistar aves migratórias como o beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis) e o maçarico-pintado (Actitis macularius).


Já nos dias 16 e 17/4, o evento aconteceu na sede do Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Farol, com destaque para os registros da saíra-sapucaia (Tangara peruviana), espécie que, além de endêmica da Mata Atlântica, é ameaçada de extinção. Já na atividade de observação noturna, batizada de corujada, foram observadas as espécies corujinha-do-mato (Megascops choliba), bacurau (Hydropsalis albicollis) e bacurau-chintã (Hydropsalis parvula).

Sobre a unidade de conservação


Com 8.276,67 hectares de área, o Parque Estadual da Lagoa do Açu é um dos mais ricos e bem preservados remanescentes de vegetação de restinga do Estado do Rio de Janeiro. Criado em 2012 e localizado no litoral da Região Norte do estado, abriga duas lagoas, e tem como missão assegurar a preservação da fauna e da flora da vegetação de restinga do Estado do Rio de Janeiro.











Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!