Farol Arte e Movimento celebra dia do artesão com exposição no Rádio Velho - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 19 de março de 2022

Farol Arte e Movimento celebra dia do artesão com exposição no Rádio Velho

 Extrair do barro a essência para esculpir obras de arte que estarão expostas no ateliê Filhos do Barro de 9h às 17h - Prestigie!

Foto: Fabiana Henriques - Divulgação

O ateliê Filhos do Barro, junto com os artesãos do grupo Farol Arte e Movimento e da Baixada Campista, promoverá exposição de artesanatos e oficina neste sábado 19, data em que é comemorado o dia do artesão. As artes estarão expostas no ateliê localizado na Avenida Olavo Saldanha, 1018, após o camping, no Rádio Velho, na praia do Farol de São Thomé, de 9h às 17h.


O pernambucano Daniel Pereira Lima, hoje morador da Praia do Farol, é responsável pelo ateliê Filhos do Barro onde produz há sete anos uma série de obras sacras, além de utensílios e objetos de decoração. Seu trabalho, junto com demais artesãos do grupo Farol Arte e Movimento, vem chamando a atenção dos admiradores de esculturas e artesanatos.

Mestre Daniel Lima no Ateliê Filhos do Barro - Foto: Fabiana Henriques

Cada artesão confecciona seu trabalho, mostrando seu talento nos mais variados tipos de peças. O grupo produz, entre outras coisas, lembranças da praia campista, doces, pães, pizzas, bolo no pote, costuras, bolsas, porta celular, entre outros, são alguns dos trabalhos dos artesãos. Uma das integrantes do movimento, Marli Leal é costureira, faz customização e consertos em geral. Entre alguns dos seus trabalhos, estão em destaque os de tecido: crochê, tapetes, jogo de banheiro, jogo de cozinha, colchas, capa de almofada, tudo feito de retalho e alguns em peças únicas.

Artesã Marli Leal - Fotos: Fabiana Henriques

Na arte da confeitaria, o Grupo Farol Arte e Movimento conta com a Queli Oliveira, que produz deliciosos bombons e doces em geral. Na produção de pães, massas, artes em latinha, cerâmica, pneus, vidros, madeiras, canos de PVC (luminárias) e arte com o barro, está a artesã Márcia Côrtes.

O grupo é composto por artesãos da praia do Farol e da Baixada Campista e convidam a toda população à prestigiar a exposição e oficina que acontecem neste sábado, a partir das 9h, dia em que comemoram também o mês da mulher.


Em 19 de março, é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, o santo cristão que era carpinteiro e pai de Jesus, que herdou o seu ofício. São José é reconhecido como padroeiro dos artesãos, trabalhadores de um setor responsável por movimentar, significativamente, a economia do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!