Petrobrás faz novo investimento em Centro de Operações Integradas na Bacia de Campos - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Petrobrás faz novo investimento em Centro de Operações Integradas na Bacia de Campos

 

Divulgação

A Petrobrás fez um novo investimento de R$ 10 milhões em seu Centro de Operações Integradas (COI) na Bacia de Campos e já se prepara para incorporar novas tecnologias digitais na unidade. O centro é usado pela empresa para acompanhar os parâmetros de produção de 190 poços operados na bacia. Cabe ao COI também monitorar os estoques e traçar estimativas de produção e de escoamento do óleo.


Os sistemas do centro da Petrobrás reconhecem alterações no processo de produção da empresa, garantindo assim maior agilidade nas tomadas de decisões e ampliando o patamar de confiabilidade e de segurança. “Processamento mais rápido e algoritmos mais eficientes nos ajudam a reduzir riscos e antecipar decisões, elevando o retorno econômico dos nossos processos”, afirmou o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Fernando Borges.


Para o futuro, a Petrobrás diz que o COI irá ganhar mais tecnologias digitais, como ferramentas de Machine Learning, para encontrar padrões entre as diferentes classes de informações. Com isso, a empresa espera aumentar a eficiência de suas atividades de exploração e produção de petróleo.


Hoje, o COI já dispõe de tecnologias que permitem o controle operacional e de produção de uma plataforma remotamente. Atualmente, 11 unidades de produção da estatal já possuem controle em terra. Segundo a petroleira, uma das vantagens desse modelo é a redução de equipe embarcada, diminuindo assim a exposição a risco ocupacional.







Fonte: Petronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!