PELAG: Imagens captadas no Parque estarão na exposição fotográfica online 'Floresta Alada' - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 2 de maio de 2021

PELAG: Imagens captadas no Parque estarão na exposição fotográfica online 'Floresta Alada'

 Em parceria com o Inea, centro cultural da Fundação Ceperj inaugura exposição fotográfica ‘Floresta Alada’

Imagens do biólogo João Rafael Marins retratam cotidiano de pássaros em unidades de conservação do Rio de Janeiro

Foto: João Rafael Marins

O centro cultural da Fundação Ceperj inaugurou, na quinta (22/04), a exposição fotográfica online Floresta Alada: Aves da Mata Atlântica. As imagens, que reúnem diversas espécies de pássaros, foram captadas pelo biólogo João Rafael Marins, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O material está à disposição do público nas redes sociais do espaço (@espacoculturalceperj e www.facebook.com/espacoculturalceperj)

A diversidade da Mata Atlântica, o contato com a natureza e o fascínio pela habilidade motora das aves levaram o profissional a fazer muito mais do que um simples registro científico.

Por meio das fotografias realizadas em campo, busquei trazer à tona, a partir das raras espécies encontradas nas florestas do Estado do Rio de Janeiro, traços do cotidiano desses belos animais e do que rodeia essas espécies aladas”, afirma João.

Ele conta que, ao registrar as aves através de imagens para uma catalogação do Inea, percebeu que poderia usar o material para este projeto artístico, com o intuito de sensibilizar o público sobre a importância de conservar as diversas espécies de aves.

As imagens da exposição foram captadas em unidades de conservação do Inea, no Rio de Janeiro. São elas: Área de Proteção Ambiental Estadual do Alto Iguaçu e nos parques estaduais do Três Picos, da Ilha Grande, da Lagoa do Açu, do Desengano, da Costa do Sol e da Pedra Selada.

Das 800 espécies de aves que temos no estado do Rio, 650 são registradas nas unidades de conservação do Inea. Os registros ajudam a entender as peculiaridades, os costumes, a organização e o modo de vida das aves que povoam a Mata Atlântica”, ressalta o ornitólogo.

  • Exposição Floresta Alada: Aves da Mata Atlântica, de João Rafael Marins
  • Local: online, nas redes sociais do espaço cultural da Fundação Ceperj
  • Redes sociais: Instagram @espacoculturalceperj e Facebook www.facebook.com/espacoculturalceperj









Ascom INEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!