Tucano é encontrado dentro de residência em Água Preta - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 13 de abril de 2021

Tucano é encontrado dentro de residência em Água Preta

(Foto: Fábio Ferreira)

Um tucano foi capturado na manhã de domingo, 11, pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de São João da Barra em uma residência na estrada de Água Preta, no quinto distrito de SJB.

Segundo informações da Guarda Ambiental, a moradora afirmou ter encontrado a ave na rua com sinais de maus-tratos. Ela acionou a Prefeitura e manteve o animal em uma gaiola até a chegada dos agentes.

Após passar a noite no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, o animal – uma fêmea com idade presumível de 10 meses – foi levado ao Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para avaliação. Radiografias constataram duas fraturas, uma na perna e outra na asa.

Reprodução

Ele ficará em um criadouro regulamentado em Campos durante o período de recuperação, para ver se terá condições de ser reintegrado à natureza. Por ter as asas cortadas, é provável que vinha sendo mantido em cativeiro – explicou a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo.

O tucano-toco (Ramphastos toco) é um animal que não fica quieto. Ele vive em movimento o tempo todo, sempre em bandos. Possui um bico grande, forte e colorido, porém muito leve, que utiliza para se alimentar de frutas, insetos, ovos e filhotes de aves. Para comer, ele pega a fruta com o bico, que escorrega até a garganta; em seguida devolve (regurgita) as sementes no solo, ajudando assim no reflorestamento das matas. Antigamente, algumas pessoas matavam os tucanos pois acreditavam que seu bico lhes trazia sorte. Isso não passa de uma crença que o povo conta — e de um crime ambiental muito sério.

O tucano vive no cerrado e em matas próximas, sendo encontrado no Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e nas Guianas. Na natureza, ele vive bem próximo de nós, em algumas matas naturais de Sorocaba e na Floresta Nacional de Ipanema (Flona). A fêmea põe de dois a quatro ovos que chocam por 18 dias.

Apesar de ser uma ave silvestre, é possível ter uma em casa, mas existem algumas condições. A primeira é a necessidade de autorização de IBAMA, que é responsável por fiscalizar todo processo de compra e doação. É ilegal adquirir um tucano sem a permissão do órgão, por isso é imprescindível se atentar a isto.











Fonte: Parahybano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!