Ticker

6/recent/ticker-posts

CCZ: Último dia da unidade móvel no Farol - Ação acontece neste domingo no Posto 6 e no Rádio Velho

 Este domingo 07 é o último dia para vacinar cães e gatos através da unidade móvel do CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza neste domingo (07), das 8h às 13h, a vacinação antirrábica, na Escola Municipal Farol de São Thomé, na Av: Pinheiro Machado, no Rádio Velho - Farol.

A ação também acontecerá no estande 'Mais Verão' no posto 6 - em frente a Mansur - na orla do Farol de São Thomé. 

A Unidade móvel na Praia campista entrou em ação, no dia 16 de janeiro, realizando aos sábados e domingos: vacinação antirrábica, doação de animais, orientação sobre os cuidados que os tutores devem ter com os pets, entre outros. Este domingo 07 é o último dia para vacinar cães e gatos através da unidade móvel do CCZ.

Vacina antirrábica: entenda o que é e qual a importância para o pet

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação aos donos de animais de estimação. A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. 

Qual a importância da vacina antirrábica para seu pet?

A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco —, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.

Além disso, manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.

Como é transmitida a raiva?

A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, arranhadura e/ou lambedura ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos.

Quando a vacina antirrábica deve ser aplicada nos animais?

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

Vacine seu pet anualmente, pois certamente essa é uma demonstração de carinho com seu peludo!












CCZ | Cães e Gatos 24h

Postar um comentário

0 Comentários