Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo completa 10 anos - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo completa 10 anos

 Projeto de condicionante ambiental da Petrobras já tem mais de 70 mil registros voltadas à proteção e cuidado de tartarugas, aves e mamíferos nos estados do RJ e ES

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) completa 10 anos, hoje, 1º de outubro. Implementado em cumprimento à condicionante ambiental por conta das atividades de produção, perfuração e exploração da companhia na região, o PMP já registrou 73.950 ocorrências de tetrápodes marinhos - tartarugas, aves, mamíferos (incluindo carcaças e reprodutivos de tartarugas).

Essas espécies foram encontradas nos mais de 700 km de praias compreendidas entre os municípios de Conceição da Barra/ES, até Saquarema/RJ.  Do total de ocorrências, 18.120 animais foram encaminhados para atendimento nas bases veterinárias do PMP-BC/ES, desses 4.984 foram encontrados vivos e passaram por tratamento veterinário, sendo 942 devolvidos à natureza. 

Muitos encalhes ocorrem em razão dos animais terem engolido detritos, especialmente plásticos, ou terem sido machucados por atividades humanas realizadas próximas ao litoral, condição que se agrava pelo animal permanecer na praia sob o sol até que a equipe do PMP seja acionada. Por esta razão, inclusive, nem sempre há êxito nas reabilitações, a despeito do esforço empreendido por toda a equipe técnica dedicada ao programa. Considerando o histórico obtido ao longo dos 10 anos de execução do PMP-BC/ES, há poucas evidências de impacto direto das atividades de petróleo sobre os animais atendidos.

O período de 2011/2012 foi responsável pelos maiores quantitativos registrados para a série histórica de dados do projeto, com 12.448 ocorrências ao todo e 62 espécies registradas, dentre aves, mamíferos e quelônios. Atualmente, compõem a equipe do PMP-BC/ES 73 colaboradores, dentre biólogos, médicos veterinários, oceanógrafos, auxiliares técnicos e monitores de praia. Por meio do trabalho desenvolvido pelo PMP-BC/ES, já foram produzidas 34 publicações científicas, dentre artigos, monografias, dissertações, teses e resumos em congressos.

A cada ano, quase 75% das ocorrências registradas são decorrentes do trabalho ininterrupto de monitores que percorrem diariamente as praias dos dois estados. Os outros 25% são por conta de acionamentos de vários atores como corpo de bombeiros, polícia, secretarias de meio ambiente e as duas centrais de emergência 0800 039 5005 (ES) e 0800 028 2626 (RJ), canais bastante utilizados pela população.

Por esse motivo, a Petrobras participou, por meio do PMP e em parceria com 10 projetos patrocinados, do Dia Mundial da Limpeza de Praias, em 19 de setembro. A ideia foi promover a conscientização da população sobre o seu importante papel de ajudar na preservação do bioma marinho, em especial ao recolher os detritos e o lixo que eventualmente gera ao frequentar as praias. 

Esse ano, a mobilização foi virtual devido à pandemia, convocando as pessoas com as hastags #EuCuidoDoMeuQuadrado #EnergiaParaTransformar para refletirem a respeito de sua responsabilidade sobre reaproveitamento, reciclagem, doação e descarte.





Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!