Cerca de 24% da energia elétrica de Campos é furtada, diz Enel - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Cerca de 24% da energia elétrica de Campos é furtada, diz Enel

Além de ser crime, o furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca a população em risco
Foto: Reprodução
Cerca de 24% da energia distribuída pela Enel em Campos é furtada por meio de ligações irregulares. Isso significa que, de toda energia fornecida pela companhia na cidade, quase um quarto é perdida – a maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como “gato. 

A Enel irá intensificar ainda mais o combate ao furto de energia no segundo semestre, realizando inspeções constantes e operações conjuntas com a Polícia Civil e Militar para coibir a fraude, que também causa riscos de segurança e prejudica a qualidade do fornecimento de energia para todos. 

Furtar energia é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Além disso, a prática põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. 

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza operações em parceria com a Polícia, além de diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo. De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 64 operações em parceria com a Polícia Civil em 23 cidades da área de concessão da companhia.

Além de prejudicar a qualidade do fornecimento do serviço, os “gatos” impactam também o valor da tarifa de energia, já que a agência reguladora do setor elétrico (Aneel) leva em conta as perdas de cada distribuidora para calcular a tarifa de cada empresa. Dessa forma, como os custos de distribuição de energia são divididos entre todos os clientes, todos pagam pelo furto.

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: www.eneldistribuicao.com.br/rj ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.






Fonte: Campos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!