Draga flutuante em Barra do Furado começa a funcionar na próxima semana - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Draga flutuante em Barra do Furado começa a funcionar na próxima semana

Últimas exigências ambientais feitas no processo de liberação da licença para a máquina funcionar, estão sendo ajustadas
 Foto: Divulgação
Está previsto para começar a funcionar na próxima semana, na barra do Canal das Flechas, em Barra do Furado, a draga flutuante para sucção de areia, enviada pela Petrobras à Colônia de Pescadores Z-19, em Farol de São Thomé. A máquina, que vai servir a cerca de 400 pescadores de camarão, incluindo os de Quissamã, ainda não iniciou a operação porque, de acordo com o Município, está sendo ajustada a exigências ambientais, feitas no processo de liberação da licença para a máquina funcionar. A Prefeitura de Campos fornece combustível e disponibiliza operadores para os trabalhos.  

- No Acordo de Cooperação Técnica para manter a balsa funcionando, a Prefeitura de Campos já enviou combustível e operadores para a máquina e a Prefeitura de Quissamã, responsável pela manutenção, está providenciando os últimos ajustes. O principal deles é a instalação de uma "cortina de bolhas", para evitar que organismos marinhos, como peixes e tartarugas, sejam sugados e mortos - explica do assessor da Subsecretaria de Pesca de Campos, Arthur Caetano.

Ainda segundo o assessor, as últimas exigências do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram feitas na renovação da licença, realizada pela Colônia Z-19. A expectativa é que, finalmente, a máquina inicie a operação, um ano e 3 meses após chegar, dragando a saída do canal para o mar, permitindo o livre acesso dos barcos, muitos já sem ter como sair, devido à areia cumulada na barra pela corrente marinha.

- Ainda nesta sexta-feira (5) nós instalaremos a cortina de bolhas e na segunda faremos o mesmo com uma peça para permitir que a máquina dê marcha a ré. Em seguida, ela começa a dragar a areia da barra do canal - explica Marco Aurélio de Souza, coordenador de Transportes da Prefeitura de Quissamã, município que, no trecho, é separado de Campos pelo Canal das Flechas.  

Reivindicação de muitos anos dos cerca de 400 pescadores de camarão dos dois municípios que operam na área, a draga flutuante foi enviada pela Petrobras em fevereiro do ano passado. Ela é uma compensação por impactos ambientais causados nas atividades pesqueiras em um de seus campos de produção de petróleo e gás.





Supcom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!