Clonagem de WhatsApp cresce 11% em maio e atinge 407 mil pessoas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Clonagem de WhatsApp cresce 11% em maio e atinge 407 mil pessoas

Especialistas temem que função de pagamentos dentro do aplicativo possa fazer com que número aumente ainda mais nos próximos meses
Pixabay
Os golpes realizados no WhatsApp não são nenhuma novidade, mas ainda fazem muitas vítimas. O criminosos agora apostam em estratégias para atrair vítimas e roubar suas contas no aplicativo de mensagem, a chamada clonagem. 

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, realizou um levantamento sobre o cenário da cibersegurança no Brasil referente a maio deste ano. Segundo o estudo, estima-se que 407 mil brasileiros tiveram o WhatsApp clonado em todo país, um aumento de 11% em comparação com abril.

São Paulo segue liderando a lista de estados mais afetados, com 81,6 mil vítimas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 53,5 mil e Minas Gerais, com 36,2 mil.

Apesar de o próprio WhatsApp já ter divulgado orientações do que fazer caso seja vítima deste ataque e como evitá-los, os especialistas temem que a nova função de pagamentos dentro do app atraia ainda mais os golpistas. 

Para o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, é possível que a chegada da nova tecnologia de pagamentos dentro do mensageiro expanda os vetores de ataques disponíveis para criminosos. "Com o aumento do número de clonagens, por exemplo, é possível que o WhatsApp Payments seja explorado pelos criminosos para obter recursos financeiros das vítimas. Além disso, os atacantes encontrarão formas de conseguir acesso aos celulares dos usuários para efetuar pagamentos e transferências até atingir o limite disponível”, explica.

Ainda de acordo com o estudo, em maio foram detectados 136 mil golpes únicos. Juntos, esses ataques impactaram 10,6 milhões de usuários em todo o país. As promessas de falsos benefícios - como páginas falsas que simulam o saque do FGTS - foi a temática mais utilizadas pelos cibercriminosos, atingindo mais de 27 milhões de acessos e compartilhamentos.

Simoni lista alguns cuidados que todos os usuários devem ter para não cair em golpes:

- Mantenha um bom sistema de segurança instalado no seu celular. Dê preferência para um que tenha tecnologia para bloquear golpes no WhatsApp.

- Antes de realizar qualquer tipo de pagamento, fornecer seus dados pessoais ou informações bancárias certifique-se que a pessoa com que você está se comunicando é confiável. Além disso, tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.

- Ative a autenticação em dois fatores, disponível no próprio WhatsApp, para aumentar a segurança da conta.

- Em caso de dúvida sobre as medidas de proteção que estão sendo tomadas quanto à segurança de alguma transação que você realizou, procure seu banco.




R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!