Ressaca do mar faz ondas atingirem a Avenida entre o Rádio Velho e Gaivota - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Ressaca do mar faz ondas atingirem a Avenida entre o Rádio Velho e Gaivota

Ondas invadem orla da praia campista | Foto: Sérgio Júnior
Nesta quinta-feira 09, devido a passagem de uma frente fria, ondas atingiram a Avenida Olavo Saldanha (Atlântica), na praia do Farol de São Thomé, entre o Rádio Velho e o primeiro pier, na gaivota.

Na estrada que liga Farol a Barra do Furado/Quissamã, na Gaivota, as ondas atingem toda a pista que está tomada pelas areias, dificultando e tornando perigoso o tráfego de automóveis no local.

No último dia 06, a  Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um alerta para ressaca, que resultava em ondas de direção Sul a Sudeste, com até 4,0 metros de altura, na faixa litorânea compreendida entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna e do Rio de janeiro, ao sul do Cabo de São Thomé, entre o dia 8 de abril pela manhã e o dia 9 de abril à noite.

Nas redes sociais, moradores da praia campista publicaram vídeos mostrando a força das ondas.

Onda pega um grupo de pessoas de surpresa no Rádio Velho
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico (aqui) e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para o sistema iOS, desenvolvido em parceria com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

A Marinha alerta para que os navegantes consultem essas informações antes de irem ao mar e solicita ampla divulgação às comunidades de pesca.

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) alerta que a passagem da frente fria, que começou na quarta-feira (08), pode seguir provocando agitação marítima resultando em ondas com até 4 metros de altura, em alto-mar, entre a costa do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O alerta vale até a sexta-feira (10) pela manhã.

O momento é de Lua Cheia, fase em que a amplitude das marés está entre as mais altas, ou seja, a maré baixa é sempre abaixo da média e a maré alta é mais alta do que a média. Segundo o site Tábua de Marés, por volta das 15h45, o pico da maré nesta quinta-feira chegou a 1,9 metros.
Foto: Kelly Ferreira






Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!