Porto do Açu divulga programação de solturas de tartarugas deste verão - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Porto do Açu divulga programação de solturas de tartarugas deste verão

Primeira ação aberta ao público acontece no sábado 18, em frente a sorveteria Mansur, no Farol

Já é tradição durante o verão, o Porto do Açu promoverá solturas de tartarugas marinhas abertas ao público, a partir do sábado, dia 18, no Farol. Ao todo serão seis ações realizadas nas praias de São João da Barra e Campos, com o objetivo de levar conhecimento e estimular as boas práticas ambientais junto à população local e veranistas. 

As atividades acontecerão em diferentes pontos da orla, para atingir o maior número de pessoas, durante os meses de janeiro e fevereiro. A primeira soltura será realizada em frente ao balneário de Atafona, mas a programação também inclui as praias do Açu, Grussaí e Farol, além do trecho de praia em frente à Lagoa de Iquipari.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente do Porto do Açu, Daniel Nascimento, a agenda de solturas abertas ao público possibilita que sua equipe apresente à comunidade o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, criado pela empresa em 2008. “Fazemos questão de promover a interação do nosso time de biólogos e veterinários com a população local. Realizamos este trabalho de aproximação com a comunidade ao longo de todo o ano e notamos a expectativa das pessoas com a programação de solturas. O bacana é perceber como todos estão mais engajados com as causas ambientais e cientes do seu papel na luta pela conservação marinha, seja protegendo os ninhos demarcados pela nossa equipe, combatendo o tráfego de veículos na faixa de areia ou através da gestão adequada dos seus resíduos”, afirmou Daniel.

Desde o início desta última temporada reprodutiva, o programa já identificou 1.180 ninhos e registrou o nascimento de cerca de 21.800 filhotes. Ao longo de toda a temporada passada, este número chegou a 91.900, superando o período anterior em quase 4 mil nascimentos. Em 11 anos de programa, são mais de 13 mil ninhos registrados e cerca de 912 mil filhotes soltos ao mar.

O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A programação de solturas é organizada com o apoio da prefeitura de São João da Barra e da Fundação Pró Tamar, além do Sesc Campos. Para mais informações, entre em contato com 0800 729 0810.

Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO DE SOLTURAS
PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE TARTARUGAS MARINHAS DO PORTO DO AÇU
DataHorárioLocal
10/01/20209hPraia de Atafona (Balneário) – São João da Barra
18/01/20209hPraia do Farol (sorveteria do Mansur) – Campos
24/01/20209hPraia de Grussaí (Pólo Gastronômico) – São João da Barra
01/02/202016hPraia do Farol (sorveteria do Mansur) – Campos
07/02/202016hPraia de Grussaí (Lagoa de Iquipari) – São João da Barra
21/02/202016hPraia do Açu (Escola M. Chrisanto Henrique de Souza) – São João da Barra




Ascom Porto do Açu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!