• Notícias

    Calor intenso atrai veranistas para a praia de Farol

    Foto Genilson Pessanha
    Tudo o que se procura em um fim de semana quente de verão na praia é um "pé na areia, caipirinha, água de coco, cervejinha". E não foi diferente para aqueles que passaram o dia ou o final de semana no Farol de São Thomé, litoral de Campos.

    Em um dia considerado típico de verão, com temperaturas beirando aos 40°C, é de se imaginar uma praia lotada e Farol fez jus neste sábado. Com isso, o Corpo de Bombeiros montou seu efetivo para atender aos milhares de banhistas espalhados pela orla campista.

     Além disso, comerciantes comemoram o movimento na praia, que oferece também uma programação cultural para todos os gostos. O ponto negativo fica pela falta de sinalização dos quebras-molas durante todo o trajeto entre Campos x Farol.

    A novidade deste verão 2020 são as cores das bandeiras, que indicam onde o mar está propício para o melhor banho.

    De acordo com o cabo Leonardo Medeiros, são três cores, espalhadas de acordo com os três postos instalados pela orla.

    — É importante destacar porque muitos ainda não conhecem e não entendem essa nova marcação. A bandeira vermelha mostra o distanciamento do Posto dos Bombeiros, em um raio de 300 metros. A amarela fica em um raio de 200 metros e a verde fica em frente aos nossos postos. Isso facilita nosso melhor socorro devido à distância. Então, é importante que as pessoas fiquem mais próximas a bandeira verde, para que tenham melhor socorro com relação à rapidez dos nossos atendimentos, principalmente de afogamentos, seja dos setes homens de terra ou os quatro de buscas — disse Leonardo.

    Quem aprovou a ideia foi o servente Júnior Souza, que passa o verão em Farol há pelo menos dez anos. Junto com sua esposa Letícia Nogueira e a pequena Laura Souza, de 8 meses, o jovem de 25 anos aproveitou um dia de folga para passear no litoral.

    — Nós gostamos muito da praia, dos shows. Somos todos de Campos e isso também ajuda. Achei bacana a iniciativa dos Bombeiros sobre as bandeiras, agora é aproveitar — contou.

    Comércio comemora as boas vendas no início do verão

    Os comerciantes estão esperançosos com todo movimento visto na praia de Farol de São Thomé. Mesmo que ainda no começo da alta temporada, a expectativa é de um aumento nas vendas, ainda mais nos finais de semana com os shows.

    E um peixe frito ou camarão não é de se dispensar. Essa é a fonte de renda de Joilson da Silva, 57 anos, que há 30 atua como vendedor na praia. Morador de Farol, ele espera que as vendas continuem aumentando, mesmo que gradativamente.

    — Subindo de pouco a pouco, mas vendendo, se Deus permitir, vamos garantindo nosso sustento e torcendo para que essa crise continue se afastando — contou.

    Além dele, quem também aproveita para ganhar uma renda é o comerciante Mario Francisco Pereira, que vende em sua barraca frutas e legumes retirados da sua horta.

    — Está tudo fresco. Com o defeso, procuro outras formas de renda e vendo os produtos da minha horta. As vendas estão dentro do normal para mim, mas espero que o movimento cresça — explicou.

    Quebra-molas geram problemas para motoristas na RJ 216

    Ir para a praia no verão é algo comum. Dessa forma, as estradas costumam ficar mais cheias e o risco de acidentes por imprudência aumentam bastante. Mas a falta de sinalização também é um fator importante. E nos 50 quebra-molas que estão no trajeto Campos x Farol, o que mais se vê é falta de placas e pinturas durante todo o caminho, logo após o distrito de Goitacazes.

    Todos os sinalizadores horizontais a partir do primeiro distrito seguem sem sinalização e/ou pintura, o que causa diversas freadas bruscas e grandes riscos de acidentes, principalmente à noite.

    Em nota, a Prefeitura disse que “a RJ-216, estrada que liga Campos à Farol de São Thomé é um rodovia estadual, de competência do governo do Estado, por meio do Departamento de Estrada e Rodagem (DER). Diante disso, a Prefeitura vem cobrando deles as intervenções necessárias, como aconteceu nesta sexta-feira (10), em reunião no Palácio Guanabara, onde foi reiterado esse pedido”.



    Fonte: Folha 1

    Nenhum comentário

    Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!