Historiador e colunista do Portal do Farol vai lançar livro sobre o Norte do estado no Museu de Campos - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Historiador e colunista do Portal do Farol vai lançar livro sobre o Norte do estado no Museu de Campos

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes recebe nesta sexta-feira (20), às 19h, o lançamento dos livros “O Norte do Rio de Janeiro no Século XVI – À Luz da História Mundial e da Eco-História” e ”Introdução de Espécies Exóticas no norte do Rio de Janeiro – Apontamentos de eco-história”, ambos do historiador Arthur Soffiati. 

Com 72 anos e 22 livros publicados, Arthur Soffiati destaca o quanto os estudos realizados em ambos os livros são ricos para a região e espera que sirvam de método de estudo para futuras pesquisas. “Fico muito contente em poder lançar ambos os livros. Mais feliz ainda por estar contribuindo com a história da região através delas. Em minhas obras busco sempre compreender os assuntos, pesquisar e depois explicá-lo, para assim, conseguir repassar a todos”, comentou o autor. 

O livro “O Norte do Rio de Janeiro no Século XVI – À Luz da História Mundial e da Eco-História” conta através de ensaios sobre a única tentativa de colonização realizada entre o rio Itapemirim e o rio Macaé, no século 16. Características naturais da região, os povos nativos, e a chegada dos europeus, através de mapas, cartografias e outras informações também são abordados na obra. 

- É um privilégio recebermos no Museu o lançamento das novas obras do escritor Arthur Soffiati. Sabemos o quanto suas pesquisas são importantes para a historiografia de nossa região e apreciamos muito sua trajetória de estudos regionais – destacou a gente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard.

Já o livro “Introdução de Espécies Exóticas no norte do Rio de Janeiro – Apontamentos de eco-história” aborda sobre a importância das espécies que foram trazidas durante o século 17 na colonização entre o Rio Itapemirim e o Rio Macaé. Mostrando a importância das plantas, animais, bactérias e micróbios introduzidos na região e o impacto causado nos índios nativos.
Divulgação



Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!