Museu 'O Mistério do Antigo Egito' uma história contada através da arte na praia do Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Museu 'O Mistério do Antigo Egito' uma história contada através da arte na praia do Farol de São Thomé

 Apesar de já terem passado mais de dois mil anos após o fim desta civilização, suas histórias e, principalmente, seus mistérios continuam a fascinar pessoas pelo mundo.

E sob esse fascínio, Maria Fernandes, escultora, restauradora e proprietária do museu 'O Mistério do Antigo Egito', conta toda a história desta civilização através de sua arte.
Maria Fernandes, escultora, restauradora e proprietária do museu 'O Mistério do Antigo Egito'
Nascida em Poço Gordo na Baixada Campista, filha do falecido José Fernandes, proprietário de olaria, um dos pioneiros na fabricação de tijolo maciço, Maria Fernandes,  anteriormente farmacêutica, começou sua trajetória com a arte quando trabalhou, por dois anos, como escultora e restauradora em um museu itinerante refazendo peças quebradas para o historiador, colecionador e proprietário do mesmo, que era palestino. O fato se deu quando foi visitar o referido museu em exposição numa casa de cultura, em Búzios, sendo contratada após um teste de restauração. Antes, ainda menina, a artista se revelou uma autodidata no manuseio com o barro, esculpindo pequenos objetos como bonecos, bichos, vasos, etc. Se apaixonou pelo trabalho e pela riqueza de histórias, histórias estas, contadas também nas escolas, tornando seu trabalho cultural e educacional.

"Após ser contratada, percorremos outros Estados e municípios, em exposição, como: Belo Horizonte, Minas Gerais, Espirito Santo, passamos pelo Minas Shopping e o Shopping Vitória. Depois, segui meu caminho voltando para a minha cidade, Campos dos Goytacazes. Chegando na praia do Farol de São Thomé montei meu próprio museu, há 14 anos" - contou a escultora Maria Fernandes. Neste trabalho aprimorou não só seus conhecimentos e técnicas, mas também o gosto por escultura egípcia, marca registrada do seu trabalho. 

Maria conta que hoje não sabe estimar, com precisão, o valor de suas peças e que dependeria de um avaliador para lhe ajudar.

Além de produzir, Maria Fernandes refaz peças de igrejas e pinta as que estão envelhecidas, ou seja, faz restauração total. Faz qualquer peça egípcia por encomenda.

Para que mais pessoas sejam alcançadas e apreciem seu trabalho, aguarda patrocínio ou parcerias para futuras exposições.

 Após reformas, o museu será reaberto ao público, na Avenida Pinheiro Machado, Rádio Velho. No entanto, visitas podem ser agendadas pelo tel. (22) 99891-4130.
Pirâmides de Gizé | Fotos: Fabiana Henriques
Olho de Horus
Akhenaton

Companheira de Hamsés II e seu gato
Tutancâmon à direita
Hator Deusa do Amor 
Ramsés II foi o terceiro faraó da XIX Dinastia (1307-1196 a.C.), cujo reinado durou em torno de 66 anos, indo de c. 1290 a 1224 a.C.
deus Osíris
Nefertiti e Akhenaton
Isis e deus Osíris

 Por Fabiana Henriques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!