ARTESÃOS - Grupo Farol Arte e Movimento na luta por um espaço para expor seus trabalhos - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ARTESÃOS - Grupo Farol Arte e Movimento na luta por um espaço para expor seus trabalhos

Grupo Farol Arte e Movimento | Foto: Fabiana Henriques
Na busca para ter um local onde expor seus trabalhos, o Grupo Farol Arte e Movimento, com aproximadamente vinte integrantes, se juntaram para mobilizar outros artesãos, locais e regionais, para a realização de uma possível feira de artesanato e assim, ter um espaço para expor e divulgar os trabalhos que vão do artesanato a culinária, durante todo o ano.

O grupo produz, entre outras coisas, lembranças da praia campista e tem como foco conseguir um espaço para a exposição dos artesanatos, onde oficinas, cursos e outras atividades, como saraus, por exemplo, possam ser realizados no local, além de comercializar as artes. Além das vendas,  o objetivo segundo o grupo é também levar o nome da cidade para outros lugares.

Cada artesão confecciona seu trabalho, mostrando seu talento nos mais variados tipos de peças. Doces, pães, pizzas, bolo no pote, costuras, bolsas, porta celular, entre outros, são alguns dos trabalhos dos artesãos. Uma das integrantes do movimento, Marli Leal é costureira, faz customização e consertos em geral. Entre alguns dos seus trabalhos, estão em destaque os de tecido: crochê, tapetes, jogo de banheiro, jogo de cozinha, colchas, capa de almofada, tudo feito de retalho e alguns em peças únicas.
Marli Leal é costureira, faz customização e consertos em geral
Josué Rocha, outro artesão de talento, trabalha com ponto russo (toalha de banho, toalha de rosto e visita, bonecos de lã, peso de porta, etc) e talagarça.
Josué Rocha trabalha com ponto russo e talagarça
Na arte da confeitaria, o Grupo Farol Arte e Movimento conta com a Queli Oliveira, que produz deliciosos bombons e doces em geral. 'Q Bombons e Doces' tem seu comércio por meio digital, uma página no Instagram @Queli.Doces, onde são expostos e comercializados os mais diversos doces. Pedidos também podem ser feitos pelo tel. (22) 99914-9635.

Na produção de pães, massas, artes em latinha, cerâmica, pneus, vidros, madeiras, canos de PVC (luminárias) e arte com o barro, está a Márcia. "Nosso objetivo é dominar o que o mercado pede e mostrar nosso trabalho. Pretendemos dar oficinas e passar o que a gente sabe. O Daniel nos motiva e está resgatando esse lado da arte. Mas, precisamos de apoios e um espaço para tornar tudo possível" - frisou a artesã Márcia Côrtes, do Arteliê Garagem.

O grupo é composto por artesãos da praia do Farol e da Baixada Campista. Maria Fernandes, escultora, restauradora e proprietária do museu 'O Mistério do Antigo Egito' é uma delas. Moradora do Rádio Velho há 28 anos, Maria conta a história do antigo Egito através de suas esculturas há 14 anos. Após reformas, o museu será reaberto ao público, na Avenida Pinheiro Machado, Rádio Velho. No entanto, visitas podem ser agendadas pelo tel. (22) 99891-4130.
Maria Fernandes, escultora, restauradora e proprietária do museu 'O Mistério do Antigo Egito'
De acordo com Daniel Lima, que é pernambucano e há quatro anos produz no Ateliê K Entre Nós, na praia do Farol de São Thomé, todo ano na alta temporada (verão), o Grupo expõe seus trabalhos em uma feira na orla, em parceria com o Inea que cede, gentilmente, o espaço do órgão para que os trabalhos artesanais sejam comercializados aos moradores, veranistas e turistas. "Planejamos uma feira ou exposição no Ateliê K Entre Nós, que é pequeno. O importante para nós é termos realmente um espaço para o nosso grupo, porque não adianta produzir e não ter onde vender, até mesmo aqueles que tenham suas casas na praia e que esteja fechada e quiser nos ajudar, alugando por um preço simbólico, seria de grande valia pra nós" - comentou Daniel Lima, que também chama a atenção dos órgãos públicos que mantém estandes fechados, como a biblioteca e o estande de turismo e meio ambiente que ficam na orla da praia campista, porém, fechados durante dez meses do ano. Excelentes pontos e possíveis vitrines da arte.
Daniel Lima, pernambucano, há quatro anos proprietário do Ateliê K Entre Nós, na praia do Farol de São Thomé

"Hoje ainda não dá, mas assim que tivermos o espaço será possível ofertar cursos, oficinas, entre outras atividades, Campos é riqueza em barro. Trabalhamos o ano todo para no verão estarmos fortalecidos" - disse Márcia Côrtes, que acrescenta: "quem quiser fazer parceria e ceder uma casa por um valor simbólico, para o grupo estar zelando, produzindo e comercializando os produtos durante todo o ano, será muito bem vindo!"

O grupo chama a atenção de outros artesãos, que queiram participar e somar forças, pois, o Grupo Farol Arte e Movimento não é um grupo fechado e estar aberto também, a parcerias.

O ateliê K Entre Nós, funciona de sexta a domingo, das 9 às 17h, na Avenida Olavo Saldanha (Atlântica), 1018, Farol de São Thomé. Informações pelo tel. (22) 99928-9304
Foto: Fabiana Henriques



Por Fabiana Henriques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!