Moradores revitalizam voluntariamente a Praça do Xexé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Moradores revitalizam voluntariamente a Praça do Xexé

Através do projeto de Gustavo Crespo, o "Potência", que visa a revitalização dos espaços públicos, praças da Baixada Campista, Rubson Barbosa e Luciano Cruz, ambos moradores do Xexé, na praia do Farol de São Thomé, iniciaram voluntariamente obras de reparo na praça do Xexé com o apoio e contribuições da comunidade, moradores e comércios, que doaram materiais para tornar possível o reparo.
Para evitar o desgaste e até mesmo atos de vandalismo, como vinham acontecendo, a Prefeitura Municipal de Campos disponibilizou uma pessoa para zelar pela praça, mantendo o espaço sempre limpo, higienizado e em condições de uso. Todo reparo, bem como a pintura, receberão cuidados permanentes por um morador local. 

A praça também recebeu reparos na parte de iluminação, onde foram colocadas lâmpadas de led  nos postes, que são mais econômicas e, foi feita a limpeza pública com capinação no local.

O Portal do Farol mostrou, através de filmagem, o estado lastimável que se encontrava a pracinha.

Apoio da Comunidade

Luciano Cruz conta que ficou muito satisfeito em ter a comunidade abraçando essa causa. "Conseguimos doações de mangueira, bomba elétrica, cimento, tinta, entre outros materiais, por parte da comunidade e alguns comércios. Também tivemos a ajuda de algumas pessoas na revitalização. Lembrando que todo esse reparo é voluntário, como moradores do Xexé estamos fazendo a nossa parte para manter o local, para que as crianças e os jovens possam ter para onde ir e praticar o lazer. A prefeitura vai ceder uma pessoa para que cuide, principalmente, coibindo a ação de vândalos" - disse Luciano Cruz, um dos colaboradores.

De acordo com Gustavo Crespo, o projeto de revitalização da praça do Xexé já está em fase de pintura e quase pronta. "Vale ressaltar que este projeto é a integração da população local com o poder público, então, devemos agradecer a toda população que se mobilizou para que este projeto pudesse sair do papel" - frisou Gustavo 'Potência'.

Rubson Barbosa, professor de educação física, enfatiza que elabora um projeto para manter aulas funcionais, atividade física, na localidade do Xexé. "Aqui não é o fim do mundo é o melhor lugar do mundo. Coisas boas estão por vir!" - acrescenta o professor.

De acordo com os colaboradores, a área de playground passará por restauração em breve. Uma confraternização com música ao vivo, também está sendo planejada na entrega do espaço.

Adote Uma Praça

Outras comunidades poderão seguir o exemplo desses moradores do Xexé. Em setembro do ano passado, a prefeitura sancionou a Lei 8771/17 que visa melhorar a urbanização da cidade. A lei foi regulamentada com decreto em Diário Oficial no dia 22 de novembro, o programa “Adote uma Praça”, por meio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) prevê que a iniciativa privada e a sociedade civil organizada estejam dispostas espontaneamente a assumir a conservação de praças, jardins e canteiros em todo o município. Os interessados em participar do projeto deverão enviar proposta para a secretaria. 

Por Fabiana Henriques
Fotos: Luciano Cruz, Gustavo Crespo, Rubson Barbosa e Fabiana Henriques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!