Localizada no litoral de Campos, tempestade Iba não oferece riscos ao município - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 27 de março de 2019

Localizada no litoral de Campos, tempestade Iba não oferece riscos ao município

Foto: Antônio Leudo
A tempestade tropical “Iba” (termo em tupi-guarani que significa “ruim”), que, terça-feira (26), estava localizada no litoral de Campos, em alto-mar, não deve provocar danos ou ressacas no município.


De acordo com a Defesa Civil, somente ondas de 3,5 metros de altura ou mais gerariam obstruções em algumas partes do litoral de Farol de São Thomé, como no Lagamar, mas a tábua de maré, na manhã desta quarta (27), estava em 1,70m, sendo que a média verificada no mês de março foi de 1,4m e 1,5m.

A Marinha do Brasil não emitiu nenhum alerta para a região, conforme informou o comandante da Defesa Civil, major Edison Pessanha. Colônias de pescadores, no entanto, receberam orientação de evitar a pesca em alto-mar. A Iba, que ficou a cerca de 400 km (217 milhas náuticas) da cidade de Campos, se estendeu para o litoral sul do Espírito Santo e norte do estado do Rio.

O fenômeno, que já se afasta do litoral capixaba, apresentou intensidade nos ventos de 65 km/h (35 nós) nessa terça, em um círculo de 185 km (100 milhas náuticas) em torno da posição de seu centro, o que mantém a tempestade apenas na região marítima. Na segunda-feira (25), a tempestade tropical apresentou intensidade máxima dos ventos de 101 km/h em alto-mar, conforme dados do Centro de Hidrografia da Marinha.


Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!