| Notícias |

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Draga doada pela Petrobras beneficiará 220 pescadores entre Campos e Quissamã

Divulgação
Cerca de 220 pescadores de Farol de São Thomé - Campos e Quissamã serão beneficiados com a chegada de uma draga de sucção doada pela Petrobrás para a colônia de pescadores Z-19, do Farol.


O equipamento ficará em Barra do Furado, no limite dos dois municípios, e vai permitir que os barcos acessem ao mar a qualquer hora. A draga foi doada como compensação ambiental por impactos causados à atividade pesqueira pela prospecção e exploração de petróleo e gás na região.

Recentemente o presidente da Z-19, Rodolfo José Ribeiro da Silva, e um engenheiro da Petrobras estiveram em Santa Catarina, onde a draga estava sendo montada.

— A máquina foi montada dentro das especificações exigidas para atuar na dragagem da barra do Canal das Flechas, sempre que necessário. Por muito tempo, a comunidade pesqueira de Barra do Furado dependeu da contratação de serviços de dragas para desassorear a entrada do canal, mas agora a colônia terá a sua própria, ganhando a autonomia — afirmou Marcos Valério, servidor da superintendência de Agricultura e Pecuária.

O equipamento de 12m x 3m tem capacidade para dragar até 80m³ por hora, atingindo uma profundidade de até 4,5m. Os últimos 450m do canal, que apresenta problemas de assoreamento durante alguns meses do ano, impedindo a saída e entrada de barcos de pesca na comunidade, têm cerca de 70m de largura.

O superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, comemora a finalização do processo, que ganhou impulso há um ano e meio, quando esteve na superintendência do Ibama, no Rio de Janeiro, para viabilizar a instalação da draga, após duas audiências públicas acompanhadas pela Petrobras: uma em Quissamã e outra em Farol de São Thomé.

— Essa pendência da Petrobras em relação a Campos e Quissamã já durava 5 anos. A draga adquirida pela Petrobras após licitação vencida pela empresa Gasparmar Reparos Navais, de Santa Catarina, custou cerca R$ 400 mil, cabendo aos dois municípios apenas cuidar da manutenção da máquina — explicou Nildo.

Folha 1  / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| Acesse e Leia |

| DESTAQUE |

Campos Magazine News - A Sua Revista Digital!

O Portal do Farol, site local que mensalmente recebe de 40 a 45 mil acessos, acaba de lançar o seu mais novo site em atendimento a inúmero...

| Leia Também |

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.