Ururau da Lapa e a torre do Farol esculpidos na areia encantam veranistas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Ururau da Lapa e a torre do Farol esculpidos na areia encantam veranistas

Supcom

A exposição de esculturas de areia feita pelo artista plástico Rogean Rodrigues neste final de semana na praia do Farol de São Thomé, continuará a encantar os veranistas até o final de fevereiro.


O Ururau da Lapa e a torre do farol que dá nome à praia, além do símbolo do Sesc Verão, estão localizadas em área cercada entre as Arenas Esporte e Áqua. 

Enquanto esculpia os símbolos na areia, no sábado (5), Rogean atraiu muitos curiosos. “Fico feliz em ver que pessoas de todas as idades se interessaram pela minha arte”, disse o artista.

A lenda campista do Ururau da Lapa conta que um rapaz pobre se apaixonou por uma moça rica. O Coronel, pai da moça, resolveu separar o casal matando o jovem e jogando seu corpo no rio Paraíba do Sul. Transformado em jacaré de papo amarelo, ele se vingava arrastando outras moças na curva do bairro da Lapa. Para afastar o animal, o Coronel encomendou um grande sino para instalar na Igreja da curva da Lapa. Esperto, o Ururau atacou a embarcação que trazia a encomenda, mas o sino, ao cair no rio, prendeu o Ururau embaixo d’água, onde ele permanece até hoje. 

A outra escultura na areia ficou por conta do Farol de São Thomé, que foi inaugurado em 29 de julho de 1882, dia do aniversário da Princesa Isabel. A estrutura tem 45 metros de altura, 216 degraus e foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que idealizou a Torre Eiffel, de Paris, de acordo com WIKIPÉDIA e alguns sites franceses, 
Supcom
O escultor carioca Rogean Rodrigues tinha 12 anos e era engraxate quando viu esculturas feitas na areia de Copacabana pelo artista colombiano Alonso Gomes. Curioso, o menino caiu nas graças do escultor, que o ensinou a arte. Mais de 20 anos depois, Rogean já viajou até para outros países contratado para fazer esculturas.

A exposição faz parte da programação Sesc Verão Alô Farol 2019, uma realização da Prefeitura de Campos e do Sesc RJ, com parceria da InterTV. 
 
 

Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!