Tudo pronto para a 286ª Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Tudo pronto para a 286ª Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista

Está tudo pronto para este 15 de janeiro, dia de Santo Amaro. No dia em homenagem ao padroeiro da Baixada Campista é grande o número de devotos no distrito.


De acordo com a comissão de organização da festa, são esperadas milhares de pessoas neste dia festivo, que além de alvorada, missas, procissão e show terá a tradicional Cavalhada.  

O palco para missa campal e show nesta terça-feira já está montado com som e iluminação. Equipes da Limpeza Pública foram reforçadas, árvores da praça principal do distrito foram podadas. Para o Caminho de Santo Amaro, além do reforço da sinalização histórica e de quebra-molas, acostamento também recebeu limpeza. O Departamento de Turismo disponibiliza kits (colete, adesivo refletivo e lanterna) para os romeiros. Durante o percurso de 40 quilômetros do Centro de Campos até Santo Amaro haverá pontos de apoio com água, fruta e atendimento em saúde. 

No distrito, para a festa, são dezenas de barracas com bebida e comida, além de feira de artesanato.

A programação religiosa começou no último dia 6, com novenário, com missas sempre as 19h30. O levantamento do mastro será nesta segunda (14) às 20h e em seguida terá queima de fogos. 

No dia do padroeiro, as missas estão marcadas para as 3h, 5h, 7h, 9h, 11h ( com celebração do Bispo Dom Roberto Ferrería Paes), 13h e 17h (campal). As 5h, tem alvorada; 13h, Desfile das Bandeiras; 15h, Cavalhada; 18h, procissão e às 21h, show da banda Pequeninhos do Senhor.

Romeiros já chegam a Santo Amaro na manhã desta segunda

Os primeiros romeiros do tradicional Caminho de Santo Amaro começaram a chegar no distrito desde a manhã desta segunda-feira (14). Embora o dia do Santo padroeiro da Baixada Campista seja comemorado no dia 15, milhares de romeiros iniciam a caminhada de fé ainda no dia 14.

Morador de Campos, Marcelo Viana de 56 anos saiu da Catedral do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, por volta das 4h desta segunda. Foram cerca de 40 quilômetros percorridos em pouco mais de oito horas de caminhada. "Percorro o caminho há sete anos e já estou acostumado, embora o cansaço seja sempre muito grande. Agora é chegar, orar e agradecer por todas as bênçãos da minha vida", afirma Marcelo.

O diretor do Departamento de Turismo, Hans Muylaert, destaca que ao longo do percurso de 40 quilômetros, os romeiros vão contar com pontos de apoio com água, fruta, banheiro e atendimento em saúde a cada cinco quilômetros a partir dos locais de troca. 


CAMINHO DE SANTO AMARO – Início na Praça de São Salvador (Catedral Diocesana); Donana (Capela de Nossa Senhora do Rosário); Goytacazes (Igreja de São Gonçalo); Campo Limpo (Igreja Nossa Senhora do Rosário); Santo Amaro (Igreja de Santo Amaro), entre outras. 
Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!