Oficinas e passeios de ecoturismo acontecerão na alta temporada do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Oficinas e passeios de ecoturismo acontecerão na alta temporada do Farol

Foto: Rodrigo Silveira
Passeios serão feitos em parceria com o Departamento de Turismo, com saídas do Stande da secretaria de Desenvolvimento Ambiental  (em frente a Mansur). Oficinas terão tema diferentes a cada sábado.

A secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) elaborou diversas ações para serem desenvolvidas todos os sábados na praia do Farol de São Thomé. Oficinas de reutilização com materiais recicláveis, doações de mudas de árvores nativas e frutíferas e Ecoturismos em parceria com o Departamento de Turismo serão oferecidos aos veranistas e moradores, a partir das 8h30 deste sábado (5) no estande da secretaria. As atividades fazem parte do Sesc Verão Alô Farol 2019.

— Elaboramos essas ações para que possamos atrair os moradores e veranistas ao estande e conhecer as atividades que serão realizadas na praia. Além do trabalho de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, as oficinas fazem com que reduzimos o descarte incorreto desses materiais, ensinado aos participantes a reutilização dos materiais recicláveis em novos produtos — disse o secretário do SMDA, Leonardo Barreto.  

O Porto do Açu dará início a programação de solturas de tartarugas marinhas abertas ao público, na sexta-feira, dia 11 de janeiro, às 17h, na praia do Farol.

Serão quatro ações que serão realizadas em parceria com o Tamar e a prefeitura de Campos, como parte da agenda de verão do município, até 23 de fevereiro.

A soltura na praia campista, além do próximo dia 11, acontecerá ainda nos dias 26/01 às 9h, 08/02 às 17h e 23/02 às 09h, em frente a Sede do Pelag, ao lado da sorveteria do Mansur.


O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

O secretário acrescenta que no dia 12, em parceria com a superintendência de Aquicultura e Pesca, serão inaugurados os Aquários e distribuição de peixinhos, já no dia 19, em parceria com o membro do Grupo OrquideCampos, Doutor Dante Pinto Lucas, haverá exposição de Orquídeas e, no dia 26 de janeiro e 21 de fevereiro, em parceria com o projeto Tamar, haverá solturas de tartarugas marinhas. “Lembrando que todos os dias, estaremos recebendo no estande troca de dois litros de óleo vegetal usado por 500 ml de detergente, além da coleta do resíduo eletrônico”, completou Leonardo Barreto.

Segundo o guia de Turismo do Departamento de Turismo, Everaldo Reis, trinta pessoas por grupo terão a oportunidade de conhecer os pontos da praia, como: o porto, os quiosques, as casuarinas, o Hotel Garoupas, o Náutico e o Cruzeiro, a Igreja Nossa Senhora das Rosas, Dona Xepa, Vila do Sol, Área de Proteção Ambiental, Casa das Pedras, Farolzinho, Xexé, Rua Asfaltada com casa de madeira, Rua de Baixo, O Farol, Igreja São Thomé, São Thomé Praia Clube, Aldeia do Sol, Camping, Rádio Velho, Viegas, Terminal Pesqueiro, Lagamar e o Alambique. Para participar, os interessados devem se inscrever no estande da SMDA na orla da praia, das 8h às 17h.  O ponto de partida do Ecoturismo será no estande da SMDA, as 7h30.

— O Ecoturismo é um projeto em parceria com a secretaria quem tem o objetivo desenvolver o turismo na nossa região. Como fazemos o City tour na cidade, mostrando todo o potencial dos patrimônios históricos, Farol de São Thomé também tem os patrimônios naturais, culturais, materiais e imateriais que precisam ser explorados. Estaremos falando sobre a história da praia, mostrando a cultura do local, para que não só os turistas, mas os campistas conheçam a sua história. O Ecoturismo é uma forma de mostrar o potencial turístico que temos em nossa cidade — informou o guia de turismo do Departamento de Turismo, Everaldo Reis.

Supcom / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!