Chegou a hora do primeiro grande evento astronômico de 2019: o eclipse lunar total! - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Chegou a hora do primeiro grande evento astronômico de 2019: o eclipse lunar total!

Reprodução
Entre a noite deste domingo (20/01) e a madrugada de segunda (21), a Lua passará pela sombra da Terra ficando totalmente obscurecida. Toda sua face visível estará com uma sombra, mas ainda assim ela poderá ser vista.

O eclipse se dá gradualmente, a Lua vai interceptar primeiro uma parte mais difusa da sombra projetada pela Terra no espaço, a chamada penumbra. Nesse estágio, principalmente no início, mal se consegue perceber que ela está obscurecida. Depois dessa fase, conhecida como penumbral, a Lua se encaminha para a parte central e mais escura da sombra chamada umbra. É nela que o eclipse propriamente dito fica evidente.

Conforme a Lua mergulha na umbra, além de ficar escurecida, ela vai ficando alaranjada também. Isso por que os raios solares que atingem a Terra atravessam sua atmosfera sem serem bloqueados. Durante essa passagem, entretanto, a luz acaba sendo espalhada e absorvida, em um efeito equivalente a uma filtragem. A luz que emerge é mais avermelhada e é justamente essa luz que atinge a Lua deixando-a com essa cor. 

A iluminação da Lua pode variar de bem escura a um alaranjado intenso, quase vermelho. Além do efeito do espalhamento e absorção, a quantidade de partículas em suspensão na atmosfera influi na coloração da lua durante a fase de umbra e se a Lua estiver muito escura é sinal de que a atmosfera está com muitas partículas.

O eclipse começa oficialmente à 00h36 (horário de Brasília) da segunda-feira, quando a Lua começa a mergulhar na penumbra da Terra. O horário de cada fase está listado abaixo. Se você mora em uma cidade com fuso horário diferente, ou não está no horário de verão, basta fazer a conversão apropriada.

P1 – Início da fase de penumbra e início do eclipse: 00h36
U1 – Início da fase de umbra: 01h33
U2 – Lua totalmente na umbra: 02h41
Máximo do eclipse: 03h12
U3 – Lua começa a sair da umbra: 03h43
U4 – Fim da fase de umbra: 04h50
P4 – Fim do da fase de penumbra e fim do eclipse: 05h48

O eclipse todo, desde a hora que a Lua entra na penumbra e sai dela totalmente deve durar 5 horas e 11 minutos. A duração do mergulho da Lua na parte mais escura da sombra da Terra, deve durar 3 horas e 16 minutos. Se você não conseguir ou não quiser ficar esse tempo todo vendo a Lua, pode se concentrar no intervalo entre 02h41 e 03h43, que é o período em que a Lua estará mais escura e alaranjada. 

Eclipse lunar total

Em julho, haverá outro eclipse visível no Brasil, mas além dele ser parcial (a Lua entra parcialmente na umbra), nem todo o país vai poder acompanhar por completo. O próximo eclipse lunar total visto no Brasil será apenas em 2025.

Dicas para observar? Encontre um local amplo, com visão para a Lua e que seja seguro. Nenhum equipamento é necessário, mas se você tiver uma luneta ou binóculo que consiga apoiar em algum lugar estável vai conseguir ver a sombra da Terra avançando sobre a superfície da Lua. 

Além do eclipse, a Lua estará bem próxima do seu perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Ou seja, será uma super lua. Mas não tão "super" assim: o perigeu acontece 14 horas depois da Lua passar pela fase cheia. Dia 9 de fevereiro será melhor nesse aspecto.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!