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Carga horária de Português e Matemática vai aumentar na rede municipal de Campos

Os alunos do Ensino Fundamental II passarão de quatro para seis tempos semanais em cada disciplina. A medida visa melhorar o domínio sobre as matérias básicas e nivelar à carga horária praticada na rede particular.
Foto: Rogério Azevedo

Os estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da rede municipal de Campos agora terão mais aulas de Português e Matemática. O aumento na carga horária, de quatro para seis tempos semanais cada, visa melhorar o domínio dos alunos sobre as disciplinas básicas, recuperando a defasagem existente e nivelando à carga horária praticada na rede particular. A medida começa a valer já no início do ano letivo, marcado para 4 de fevereiro.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações pedagógicas realizadas pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Entre elas, estão as capacitações de professores, avaliações sistemáticas entre os estudantes, aulas de reforço e turmas de correção de fluxo.

O resultado detalhado do último Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017 comprovou o baixo nível de proficiência dos alunos da rede em Português e Matemática. O exame, anteriormente chamado de Prova Brasil, é aplicado pelo Governo Federal. De acordo com o subsecretário pedagógico, Rafael Damasceno, o desempenho dos estudantes é resultado de uma série de políticas equivocadas praticadas por anos, como a aprovação automática, a redução da carga horária das disciplinas e menor incentivo ao envolvimento dos responsáveis na educação.

Segundo a avaliação, entre os alunos do 5º ano que fizeram o Saeb, 70% não consegue identificar assunto, opinião ou informação explícita em reportagens, letras de músicas e contos, assim como não interpreta humor em piadas e tirinhas. Também 70% não conseguiu converter uma quantia dada em moedas de 5, 25, 50 centavos e um real em cédulas de real ou determinar o horário final de um evento a partir do horário de início, dado em horas e minutos.

Entre os alunos avaliados no 9º ano, a situação não foi diferente. Cerca de 70% não consegue identificar a ideia principal e finalidade em notícias, reportagens e resenhas ou determinar a porcentagem envolvendo números inteiros.

— O aumento da carga horária das matérias é um passo importante na redução da defasagem histórica dos nossos alunos. Com seis tempos semanais de cada, além de termos tantas aulas quanto a rede privada de ensino, trabalhamos também um processo de recuperação dos conteúdos, sedimentando os componentes básicos — avalia Damasceno.

Cemei - Outra novidade este ano é a criação dos Centros Municipais de Educação Integral (Cemei). O projeto-piloto será implementado nos antigos Cieps do Parque Aurora e no de Tocos. Nos Cemei, os estudantes contarão com um turno de aulas regulares e um segundo turno com oficinas temáticas, que visam atender os alunos em aspectos como cidadania, esportes e formação profissional. As escolas funcionarão das 7h30 às 16h30 e os estudantes contarão com três refeições.

Supcom

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