Petrobras divulga projetos socioambientais patrocinados na Bacia de Campos - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Petrobras divulga projetos socioambientais patrocinados na Bacia de Campos

Divulgacao
A Petrobras divulgou, nesta quarta-feira (21/11), os projetos socioambientais que patrocinará na Bacia de Campos entre 2018 e 2020. A companhia investirá mais de R$ 7 milhões em iniciativas localizadas nesta região, beneficiando cerca de 5 mil pessoas de dez municípios.


Foram contemplados os projetos Centro de Esporte e Educação, Navegando na Poesia e Conectora de Oportunidades.

Através da educação complementar com esportes e outras atividades lúdicas, o Centro de Esporte e Educação visará a atender 240 crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda de Macaé. Já o projeto Navegando na Poesia trabalhará temas relacionados à cidadania, como educação ambiental, igualdade racial e participação social, através da leitura e escrita em oficinas literárias de 40 escolas municipais da região. E o projeto Conectora de Oportunidades promoverá ciclos de formação e mentoria a 450 pessoas que desejem orientação para a vida social, educacional e profissional.

Projetos com atuação nacional

Dos projetos de abrangência nacional já patrocinados pela Petrobras, cinco têm atuação também na Bacia de Campos. São eles: Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, Mantas do Brasil, Coral Vivo, Albatroz e Tamar. A Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, por exemplo, beneficiará 40 escolas e cerca de 80 professores de educação física na região. A partir do projeto, os educadores selecionados, atuantes nas comunidades identificadas como áreas de abrangência da Petrobras, terão a possibilidade de potencializar a qualidade das aulas e eventos com práticas pedagógicas, conteúdos e estratégias de ensino. Nacionalmente, o projeto está presente em 9 estados, atende 50 municípios, contemplando 27.360 crianças e adolescentes semanalmente, 47.360 crianças e adolescentes em eventos e 1.050 professores formados.

Saiba mais sobre os projetos socioambientais patrocinados na Bacia de Campos

Centro de Esporte e Educação – Macaé - Com a parceria do Sesi-RJ, o projeto é pautado na garantia dos direitos da criança e do adolescente, previstos no Estatuto, e visa a inclusão social e o desenvolvimento humano integral. Serão ofertadas atividades in loco de educação complementar, em escolas localizadas nas proximidades do bairro Lagomar, comunidades de baixa renda de Macaé, promovendo a melhoria na qualidade da aprendizagem e desenvolvimento humano, e atividades desportivas que gerem vivências lúdicas, melhoria da qualidade de vida e bem estar. O projeto tem capacidade para atender 240 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de seis a 14 anos, matriculadas e frequentes em escolas da rede pública ou bolsistas de escolas da rede privada durante dois anos, sendo 120 por ano.

Projeto Navegando na Poesia - Promovido pela Associação Raízes, prevê a criação de oficinas literárias em 40 escolas municipais da Bacia de Campos onde os alunos trabalharão a leitura e escrita de maneira lúdica, por meio da construção de poemas sobre temas referentes à cidadania, participação social, educação ambiental, igualdade racial, gênero, ambiente e segurança. A ideia é brincar de poesia de uma forma diferente - com jogos, oficinas e rodas de diálogo - a partir de temas escolhidos pelas próprias crianças. Como forma de valorizar e empoderar o protagonismo infantil, após um processo de seleção (Concurso de Poesia), 80 textos de cada município serão publicados num livro e distribuídos nas escolas participantes.

Conectora de Oportunidades – Macaé - O projeto investe no desenvolvimento das pessoas por meio de ciclos de formação e de mentoria. A iniciativa do Instituto de Pesquisas e Ação Comunitária (Ipac) visa a capacitar 450 pessoas que residam ou trabalhem na região. O método de trabalho estimula os participantes a estabelecerem objetivos para orientar sua vida social, educacional e profissional. Os desafios detectados são abordados com o apoio da equipe multidisciplinar do projeto. A meta é capacitar 300 pessoas ao longo de dois anos, em ciclos conduzidos por facilitadores, com o apoio das áreas de psicologia e serviço social, que atuam por meio de consultas individuais, palestras e oficinas temáticas, visitas externas e rodadas de negócios e de conexões. Outras 150 pessoas serão selecionadas para o ciclo de mentoria que promoverá turmas de orientação e acompanhamento para o desenvolvimento profissional, palestras temáticas, rodadas de conexões e mentoria individual.

Projetos com abrangência nacional, com atuação em municípios da Bacia de Campos

Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional - Fruto de uma parceria entre a Petrobras e o IEE - Instituto Esporte e Educação, o projeto dissemina o conceito e a prática do esporte educacional no Brasil. Nessa edição, foram disponibilizadas 80 vagas para educadores da rede pública em Macaé. Seu objetivo é democratizar o acesso ao esporte educacional por meio da metodologia criada pelo IEE, presidido pela ex-atleta e medalhista Ana Moser, que aposta em um modelo integrado de formação de gestores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas municipais e ONGs. 

A partir do projeto, os educadores selecionados, atuantes nas comunidades identificadas como áreas de abrangência da Petrobras, terão a possibilidade de potencializar a qualidade das aulas e eventos com práticas pedagógicas, conteúdos e estratégias de ensino da educação física.

Mantas do Brasil - A preservação e o conhecimento da maior espécie de raia do mundo (Manta birostris ou Mobula birostris), que pode atingir oito metros de uma asa à outra e pesar mais de duas toneladas, é o foco desse projeto. A ideia é continuar e aprimorar as diversas linhas de atuação desse trabalho criado pelo Instituto Laje Viva (ILV). A pesquisa marinha, as ações de proteção e a educação ambiental são as três vertentes nas quais o projeto é baseado. Importantes registros passaram a ser colhidos no litoral norte do estado do Rio de Janeiro que indicam que pode haver uma terceira espécie de raia gigante, ainda não descrita no mundo. Essa nova etapa do projeto pretende, por meio da ampliação da abrangência territorial e do estabelecimento de parcerias a serem firmadas com escolas de mergulho e operadoras de turismo, capacitar mergulhadores que frequentam a região para multiplicar as possibilidades de registros e observações.

Coral Vivo - Atua para a conservação e uso sustentável desse ecossistema marinho por meio dos seguintes eixos temáticos principais: pesquisa, educação, turismo, políticas públicas e sensibilização, incluindo ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).

Albatroz – Patrocinado pela Petrobras desde 2006, o Projeto Albatroz é uma iniciativa focada no desenvolvimento de novas tecnologias que, se associadas à pesca, evitam a captura das aves, melhorando a pesca e salvando os albatrozes. Para a adoção de tais medidas por parte dos pescadores, o projeto realiza o monitoramento nos portos pesqueiros e em alto mar, pesquisas e educação ambiental.

Tamar – O projeto Tamar atua desde 1980 na conservação, pesquisa e sensibilização em torno das tartarugas marinhas brasileiras. As cinco espécies existentes estão nas listas nacional e internacional de animais ameaçados de extinção. A ideia é dar continuidade ao trabalho que vem garantindo a sobrevivência desses animais, com o envolvimento das comunidades locais, bem como a geração de uma série histórica de dados e conhecimento científico.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!