Eleitores interessados já podem se inscrever para mesário voluntário - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Eleitores interessados já podem se inscrever para mesário voluntário

Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) está com inscrições abertas para os eleitores interessados em atuar como mesários voluntários nas eleições de outubro deste ano. As inscrições podem ser feitas pelo site do TRE-RJ ou pessoalmente no cartório eleitoral no qual está inscrito, sendo necessário o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

De acordo com o site do TER-RJ, o serviço prestado não é remunerado, porém o mesário receberá auxílio-alimentação. É necessário ser maior de 18 anos. Dentre as atribuições do mesário estão: identificar o eleitor; localizar o nome do eleitor no caderno de votação e colher sua assinatura; entregar o comprovante de votação ou de justificativa Orientar os eleitores na fila e conferir seus documentos; controlar a entrada e a movimentação das pessoas na seção; verificar se o eleitor, ao sair, recebeu o documento de identificação e o comprovante de votação.

O mesário, além de exercer sua cidadania e desempenhar importante ato para a democracia, tem direito a folga no serviço. Segundo a lei, são 2 dias de folga para  cada dia trabalhado nas eleições, sendo necessário apresentar a declaração expedida pelo juiz eleitoral, que deve ser requerida ao chefe de cartório eleitoral. Maiores informações podem ser obtidas no site do TRE-RJ, clicando AQUI.

Fonte: Ascom TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!