TST aumenta multa e federação dos petroleiros pede a suspensão da greve - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 31 de maio de 2018

TST aumenta multa e federação dos petroleiros pede a suspensão da greve

Heliporto São Thomé
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciou na manhã desta quinta-feira que está recomendando a suspensão da greve da categoria. 

O movimento, disse a entidade em um comunicado, bem depois de o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ter aumentado de 500 mil para 2 milhões de reais a multa diária para os sindicatos que aderissem à paralisação.

“A decisão do TST é claramente para criminalizar e inviabilizar os movimentos sociais e sindicais. Diante disso, a FUP orienta os sindicatos a suspenderem a greve. Um recuo momentâneo e necessário para a construção da greve por tempo indeterminado, que foi aprovada nacionalmente pela categoria”, explicou a FUP, que conta com 13 sindicatos filiados em todas as regiões do país e diz representar ao menos 100 mil trabalhadores do setor.

“Os petroleiros saem da greve de cabeça erguida, pois cumpriram um capítulo importante dessa luta, ao desmascarar os interesses privados e internacionais que pautam a gestão da Petrobras”, afirmou a FUP.

O NF INDICA A SUSPENSÃO DA GREVE DE 72H

Após parecer do jurídico, que indica uma clara criminalização do movimento sindical através do lawfare trabalhista e em posse do quadro nacional, que aponta assembleias em diversas bases do país para avaliar o movimento, a diretoria do Sindipetro NF indica, para suas bases, assembleias para avaliar a antecipação do fim da greve por tempo determinado.

As assembleias acontecerão nas plataformas do momento desse aviso até às 17h, com retorno de ata até as 18h, quando o sindicato comunicará a empresa. Nas sedes de Campos e Macaé, às 18h, haverá assembleia presencial para aqueles companheiros e companheiras que aderiram ao movimento mediante desembarque e se encontram em terra. Por fim, Cabiúnas terá assembleia às 15h para deliberar o indicativo.

Os ótimos resultados que obtivemos, como a queda da Shell no CA e as assinaturas na CPI do Parente, somado ao objetivo da greve de advertência, justificam o indicativo da diretoria em antecipar o fim da greve de amanhã para hoje.

Assim que o Sindipetro NF receber o resultado das atas, comunicará a empresa a decisão da categoria.

Orientações

A greve continua no formato anterior, não trabalho, até a decisão final das assembleias as 19h. Diante do novo quadro, para as plataformas, o desembarque já não é mais necessário.

As turmas previstas para embarcar nas plataformas no movimento, irão realizar o embarque e participar das assembleias a bordo.

CongreNF

O Sindipetro NF relembra a categoria que a participação para o congresso desse ano ainda está aberta, portanto, aquelas plataformas que ainda não elegeram delegados para o Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense poderá utilizar a assembleia para designar dois delegados para representar a unidade no Congresso.

Indicativo

Suspensão da greve de 72h e repudio o autoritarismo da AGU, PETROBRÁS e TST

GREVE

A greve dos petroleiros se iniciou ontem, 30, e teria a duração de ao menos 72 horas. A ideia da paralisação, até então, era a de enviar uma “advertência” e construir uma greve por tempo indeterminado. As reivindicações principais dos sindicatos era a redução no preço dos combustíveis e a saída de Pedro Parente do comando da Petrobras.
Uma decisão do TST, no entanto, considerou a paralisação da categoria ilegal. Na ocasião, a corte considerou que a mesma “trata-se, a toda evidência, de greve de caráter político”. “Não há pauta de reivindicações que trate das condições de trabalho dos empregados da Petrobras, até porque não se vislumbra a proximidade da data-base da categoria”, dizia a decisão que fixou, ainda, multa diária de 500 mil para todos os filiados. No mesmo dia, o TST ampliou o valor da penalidade, que saltou para 2 milhões de reais.

O anúncio da paralisação dos petroleiros deixou o país em uma situação ainda mais sensível, já que a greve convocada pelos caminhoneiros, cujos bloqueios ainda persistem em alguns pontos do país, causava uma crise geral de abastecimento de combustíveis e comida. Havia o temor de que o movimento da FUP pudesse impactar ainda mais o fornecimento de combustíveis, mas essa possibilidade foi negada pela entidade.


C24H / Fotos: Portal do Farol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!