Páginas

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Porto do Açu faz nova apresentação de resultados do Projeto de Monitoramento da Pesca

Assessoria/Prumo Logística
O balanço da segunda fase do Projeto de Monitoramento da Pesca do Porto do Açu, lançado em abril deste ano foi recebido neste início de dezembro por integrantes das três colônias de pesca da região Norte Fluminense.

A nova apresentação do estudo foi realizada três meses após a primeira devolutiva. Ao longo do monitoramento, que terá duração de dois anos, um total de seis devolutivas serão realizadas. O projeto, desenvolvido de maneira voluntária e com o apoio da Braço Social Consultoria, tem o objetivo de levantar dados sobre produtividade, número e fluxo de embarcações pesqueiras, além de aumentar a compreensão sobre a dinâmica do setor.

De acordo com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prumo Logistica, para isso, o estudo conta com uma equipe de 12 pessoas, entre coordenação, equipe técnica e monitores locais, que são membros das comunidades capacitados pela empresa. Na opinião do gerente de Responsabilidade Social do Porto do Açu, Caio Cunha, houve avanços significativos da primeira para segunda devolutiva: “Nós estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora e, principalmente, por contarmos com a colaboração espontânea dos pescadores para atingirmos um balanço cada vez mais sólido. O projeto visa a compreensão da socioeconomia da pesca local, o funcionamento da atividade como um todo e a influência que ela exerce sobre o Norte Fluminense”.

“O projeto reunirá dados importantes para o alinhamento das ações do Porto, do poder público e da própria comunidade pesqueira”, reforçou Cunha. A assessoria ressaltou que ao longo de uma semana, os responsáveis pelo projeto percorreram cada uma das cinco localidades monitoradas para apresentar os dados atualizados à comunidade pesqueira. “Um relatório impresso com o balanço do estudo foi entregue às lideranças da pesca e banners com os principais números coletados foram instalados nas sedes das colônias de pescadores”. O diretor da Braço Social Consultoria, o oceanógrafo Victor Patiri, avaliou que o bom relacionamento com os pescadores é a base para a eficiência de todo o projeto.

“Os resultados que estamos atingindo ao longo destes sete meses de coleta de dados são promissores. Conforme o nosso trabalho de campo avança, mais consistente fica o estudo. Nosso desafio é que os pescadores reconheçam no conteúdo gerado pelo monitoramento o cotidiano da atividade que desenvolvem. Por isso, a importância dos laços de confiança entre o projeto e os pescadores, o que é construído dia a dia pelos nossos monitores locais”, explicou Patiri. Segundo a Ascom, os dados gerados pelo Projeto de Monitoramento da Pesca serão periodicamente compartilhados com o poder público, instituições do setor e, em especial, com as comunidades pesqueiras, através de visitas programadas e informativos impressos.

Assessoria/Prumo Logística

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!


6, 7, 8, 9 - 14, 15 e 16 de Setembro CLICK e SAIBA MAIS!

| Notícias |

| DESTAQUE |

FESTIVAL DE PETISCOS - Shows e o Melhor do Entretenimento nesta 6ª Edição

Cópia sem dar os devidos CRÉDITOS, é  Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal e estará sujeito a ações legais. ...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.