Últimas Notícias

Superintendência debate criação de cooperativa de pesca

Divulgação
A superintendência de Pesca e Aquicultura está dando continuidade às ações que preparam a criação de uma Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca em Farol de São Thomé.


Na noite da última quinta-feira (21), uma nova reunião, com cerca de 50 participantes, no Terminal Rodoviário do Farol, discutiu a proposta de desenvolver as estratégias para a formação da cooperativa.

— O incentivo à organização dos envolvidos na Pesca em cooperativas é um dos programas de nosso planejamento estratégico para o setor. O encontro serviu para uma maior interação e também para os entendimentos das principais demandas das trabalhadoras. Vamos procurar dar mais celeridade ao processo, identificando aquelas que irão desempenhar o papel de liderança — afirmou o superintendente adjunto, José Armando Barreto.

Segundo José Armando, a Cooperativa dará identidade e formalidade legal às atividades das mulheres, contribuindo para a regularização do trabalho dentro dos frigoríficos de Farol de São Thomé. Mais conhecidas como “marisqueiras do Farol”, a maioria das cerca de 200 mulheres trabalhadoras da pesca atua no beneficiamento do camarão. Para o superintendente José Roberto Pessanha, o Betinho, o ganho para a categoria será significativo.

— Elas hoje trabalham sem recolhimento previdenciário e também não contam com outros direitos trabalhistas, como acidente de trabalho e licença maternidade, por exemplo. Com a organização da categoria em cooperativa, que não é algo difícil de fazer, poderemos garantir a todas elas esses direitos. Montaremos uma sala nos altos da Rodoviária do Farol de São Thomé para atendê-las e analisaremos o perfil de cada uma por atividade e daremos sequência ao trâmite para a criação da cooperativa — afirmou Betinho.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

Portal do Farol | Designed by F.H. | TecnologiaTemplateism.com | Todos os direitos reservados. Copyright © 2019

Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates