Compensação a pescadores discutida em reunião ampliada em Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Compensação a pescadores discutida em reunião ampliada em Farol

 Foto: Silvana Rust

A reunião, promovida pela Petrobras, discutiu formas de compensação aos pescadores por impactos causados por estudos com sonar e uma perfuração realizados pela estatal no ano de 2009.


Pescadores participaram na noite de terça-feira (22), da "3ª Reunião Ampliada", do Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Bacia de Campos, no Clube Náutico, em Farol de São Thomé. 

Diante de cerca de 60 pescadores, o representante da empresa de consultoria para a Petrobras, Felipe Coutinho, relembrou propostas de compensação das duas reuniões anteriores, apontando para a limpeza permanente da Barra do Furado como prioridade. Novamente, os pescadores reforçaram o pleito e foram informados de que o processo para a compra da draga flutuante, indicada para o serviço, não sairia em menos de quatro meses. 

Felipe Coutinho propôs a formação de uma comissão com 10 integrantes, sendo três representando os pescadores, para acompanhar o trâmite para a aquisição da draga flutuante, orçada em mais de R$ 300 mil. Ele esclareceu que pela proposta, a comunidade pesqueira teria que ser treinada para operar o equipamento. 

O presidente da Colônia Z 19, de Farol, Rodolfo Ribeiro, avaliou como satisfatória a reunião. "Considerei positivo o resultado e esperamos ter em breve concretizada a compra da draga, para resolver de vez essa demanda antiga para os pescadores", afirmou, agradecendo aos presentes pela participação.

Além de uma representante da Petrobras, que acompanhou toda a exposição, estiveram ainda presentes o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, João Carlos Pinto; e a dirigente da Colônia de Pescadores quissamaense, Rosemary Ribeiro, representando os pescadores do lado sul da Barra do Furado.



Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!