Gincana de mutirão de limpeza acontece nesta segunda no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Gincana de mutirão de limpeza acontece nesta segunda no Farol

Foto: Divulgação
Hoje o Parque Estadual da Lagoa do Açu e o Projeto Tamar receberam os alunos do 5° ano da E. M. Claúdia Almeida no Farol de São Thomé. 

Na data de hoje comemora-se o Dia Internacional de Limpeza das Praias.


Brincando, os alunos descobriram a importância de dar destino certo para o lixo, e quanto tempo cada tipo de material demora para se decompor na natureza. 

Foram recolhidos aproximadamente 12 quilos de lixo na praia. O Pelag e o Tamar falaram de um assunto muito importante: como o lixo produzido por nós afeta diretamente à vida das Tartarugas Marinhas.

 Preservar é um dever de todos!
Cacto ameaçado de extinção é registrado

Os Guarda-Parques do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) registraram a espécie de cacto que é conhecida popularmente como Coroa-de-frade. 
Foto: Anna Jiulia Goulart
O Melocactus violaceus é um dos símbolos do parque. Esse cacto está na lista de ameaçados de extinção (IUNC), e é endêmico do Brasil, ocorrendo a partir do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.

Faz tempo que essa espécie vem sendo procurada dentro da UC.

A maior ameaça para a espécie é a perda de habitat devido à urbanização, construção de estradas, paisagismo artificial, e as plantações agro-industrial de coco, abacaxi, cana-de-açúcar, eucalipto, entre outras.




Amigos do Pelag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!