Pedido de autorização ao Inea para construir estrada do Xexé ao Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Pedido de autorização ao Inea para construir estrada do Xexé ao Açu

Carlos Emir
A Procuradoria Geral do Município encaminhou nesta quinta-feira à chefia do Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Rio de Janeiro, cópia do requerimento enviado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), solicitando autorização para construção de uma nova estrada ligando a localidade do Xexé, na praia do Farol de São Thomé, ao Açu, em São João da Barra. 

O avanço rápido do mar destruiu parte da estrada, na curva situada nas proximidades da ponte sobre o rio Açu, em Maria da Rosa, levando a interdição pela Defesa Civil na última segunda-feira. Com isso, os motoristas que estiverem na praia do Farol com destino à praia do Açu, deverão seguir até Baixa Grande. 

Segundo o superintendente do Inea, em Campos, Renê Justen, como a estrada fica numa área de amortecimento do Parque Estadual, a autorização se faz necessária. Ontem, por telefone, o chefe do parque, Lúcio Heron Pereira da Costa, informou que, de posse do requerimento da Procuradoria, ele poderá emitir, de forma mais rápida, um parecer autorizando a construção da pista. "Assim que soube do ocorrido, entrei em contato com a Secretaria de Obras de Campos para propor uma parceria e colocar minhas equipes à disposição. Solicitei também que me fosse enviado um parecer para agilizar a parte burocrática, já que, pelas vias normais, essa autorização poderá levar até dois meses", afirmou Heron.

Ele explicou ainda que a nova pista deverá ser construída a 200 metros da faixa de areia. "A estrada vai continuar dentro do parque. Vamos entrar na faixa de areia para evitar que seja novamente destruída pela erosão. A situação é emergencial", acrescentou.














 O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!