Consórcio monitora desova de tartarugas na Praia do Furado - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Consórcio monitora desova de tartarugas na Praia do Furado

Foto: secom
Começou neste mês e prossegue até março de 2015 a temporada de desova de tartarugas das espécies cabeçuda e careta, nas areias da Praia do Furado, na divisa entre os municípios de Campos e Quissamã.


Diante do processo reprodutivo, que garante a preservação das tartarugas, o Consórcio Terra e Mar, responsável pela construção do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, realiza o monitoramento da desova e garante a perpetuação das espécies. 

Sempre que um ninho é encontrado, as máquinas são desligadas e o local é interditado até que os biólogos do Centro Técnico Ambiental (CTA) façam o delicado transporte dos embriões.

A parte sul da praia é conhecida pela desova das tartarugas. As ações vêm sendo desenvolvidas em parceria com os pescadores e a comunidade local. O monitoramento é realizado no local pela coordenadora Ambiental do Terra Mar, Lúcia Helena Barreto. “Nosso objetivo é garantir a preservação não apenas das tartarugas, mas de todo o ecossistema do entorno”, destaca Helena.

O trabalho ambiental segue em paralelo à construção do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, projeto que consiste em dotar de infraestrutura, a indústria offshore local – responsável pela construção e a manutenção de navios e plataformas – e compreende a construção de um pieer de 360 m, já concluído, além da dragagem do Canal das Flechas, para sete metros de profundidade, possibilitando a extensão do molhe Sul em 130 metros. A obra melhorará as condições de navegabilidade do canal, tanto para navios de grande porte quanto para as cerca de 300 pequenas embarcações de pescadores locais.













Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!